Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Embaixador da Tunísia é recebido na Reitoria

Embaixador da Tunísia é recebido na Reitoria

Encontro visou estreitar relações entre a UFRGS e instituições do país árabe
19/09/2019 17:35

O embaixador da Tunísia no Brasil Mohamed Hedi Soltani foi recebido pelo reitor Rui Vicente Oppermann na tarde desta quinta-feira, 19 de setembro, no Salão Nobre da Reitoria. O encontro teve o objetivo de discutir possibilidades de cooperação entre a UFRGS e universidades tunisianas. O embaixador estava acompanhado pelo cônsul honorário da Tunísia em Porto Alegre, Heinz Huyer, e pelo adjunto consular Tomás Huyer.

A UFRGS já possui colaborações na área de pesquisa com a Universidade de Sfax, localizada na cidade de mesmo nome, no litoral da Tunísia. Conforme apontou o professor do Instituto de Geociências Roberto Verdum, a parceria envolve, principalmente, estudos na área da desertificação. A intenção dos pesquisadores, de acordo com ele, é de manter e expandir essas relações para outras linhas de pesquisa.

Oppermann, destacando que estimular o intercâmbio em nível internacional é um dos objetivos institucionais da UFRGS, ressaltou o desejo de estreitar relações com as instituições do país árabe: “Da nossa parte, existe toda a vontade e a disposição de nos aproximarmos das universidades da Tunísia”. Soltani, por sua vez, demonstrou interesse em ampliar o intercâmbio de estudantes e abordou a possibilidade do desenvolvimento conjunto de pesquisas na área de produção de oliveiras, uma vez que a Tunísia é uma das maiores produtoras de azeite de oliva do mundo.

Também estiveram presentes no encontro a vice-reitora Jane Tutikian, o secretário de Relações Internacionais, Nicolas Maillard, o pró-reitor de Pós-Graduação, Celso Loureiro Chaves, e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Claudia Luísa Zeferino Pires.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000