Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Empossadas as direções do IFCH e da Escola de Enfermagem

Empossadas as direções do IFCH e da Escola de Enfermagem

Helio Ricardo do Couto Alves (IFCH) e Ana Maria Muller de Magalhães (EENF) foram empossados como diretores nesta segunda-feira, dia 4 de janeiro, para mandatos de quatro anos
04/01/2021 16:05

Na tarde desta segunda-feira, dia 4 de janeiro, foram empossadas, de forma virtual, as direções de duas Unidades da UFRGS. No Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), o novo diretor é o professor Helio Ricardo do Couto Alves, e o vice-diretor é Alex Niche Teixeira. Na Escola de Enfermagem, Ana Maria Muller de Magalhães assume o cargo de diretora, e Marcia Koja Breigeiron, o de vice-diretora. Com as cerimônias desta segunda-feira, conclui-se uma série de posses iniciadas em 21 de dezembro. A vice-reitora Patricia Pranke empossou os novos diretores em eventos que contaram com a superintendente de gestão de pessoas Marília Hackmann. Os mandatos são de quatro anos.

IFCH

O novo diretor do IFCH compunha a gestão anterior na vice-direção de Claudia Wasserman, diretora até o fim de 2020. Claudia Wasserman agradeceu aos colegas servidores técnicos e docentes da Unidade, bem como aos estudantes, bolsistas e terceirizados com quem conviveu durante quatro anos de mandato. “Redesenhamos as atividades administrativas, a estrutura física e a organização documental e regimental”, completou.

Em sua manifestação, Helio Ricardo do Couto enfatizou a atualidade de um IFCH plural e diversificado, mas ressaltou as dificuldades da situação atual da universidade pública, incluindo ataques “ao conhecimento, à ciência, à cultura e à democracia”. E declarou: “As Ciências Humanas são alvos preferenciais de odiosos preconceitos”, pois o obscurantismo nega a importância da igualdade, da democracia, da visão complexa do problema da violência, do lugar central dos direitos humanos e das reivindicações das minorias.

A vice-reitora Patricia Pranke ressaltou a importância do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas e o papel de valorização do ideal de universalização do conhecimento produzido nas diversas Unidades de uma universidade. “Temos que destacar a importância das 29 Unidades da UFRGS na produção do conhecimento. No IFCH, temos a Filosofia, base de todas as ciências”, reforçou.

 

 

Enfermagem

Os desafios enfrentados desde o início da pandemia do novo coronavírus foram enfatizados pela direção que encerra o mandato na Escola de Enfermagem, Gisela Maria Schebella Souto de Moura e Agnes Olschowsky. Gisela de Moura destacou a passagem do aniversário de 70 anos da Unidade, completados recentemente, e a criação do Departamento de Saúde Coletiva em 2018. “Meu reconhecimento à contribuição da comunidade acadêmica para que fossem alcançados os objetivos da Universidade”, complementou.

Os desafios dos próximos anos foram salientados nas manifestações das novas integrantes da direção: Ana Maria Müller de Magalhães e Marcia Koja Breigeiron, diretora e vice para os próximos quatro anos. “Precisamos manter o que foi alcançado e avançar para novas conquistas”, reforçou Ana Maria Müller. Ela indicou que a construção coletiva deve ser a ênfase da gestão. “Temos um enorme desafio em cursos, num contexto de incertezas e dificuldades de ordem política e econômica. Vamos fazer o nosso melhor”, concluiu.

Encerrando a cerimônia, a vice-reitora Patricia Pranke destacou o cuidado e a proximidade na assistência em saúde dos profissionais de saúde formados na Escola de Enfermagem. “Vocês ensinam a humanidade”, afirmou. Pranke, como nas demais cerimônias, colocou a Administração Central à disposição da Direção e se disse aberta a ouvir as demandas dessa comunidade.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000