Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Enciclopédia Brasileira de Educação Superior tem lançamento institucional na UFRGS

Enciclopédia Brasileira de Educação Superior tem lançamento institucional na UFRGS

Publicação, com acesso gratuito, é resultado do trabalho coletivo de pesquisadores da Rede Sul Brasileira de Investigadores da Educação Superior
15/09/2021 08:18

Ocorreu nesta terça-feira, dia 14, evento online de lançamento na UFRGS da Enciclopédia Brasileira de Educação Superior (EBES). A publicação é resultado de um trabalho coletivo de diversos pesquisadores da Rede Sul Brasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES). O vice-pró-reitor de Graduação, Leandro Raizer, abriu a atividade destacando a excelência dos pesquisadores autores da publicação e a importância do trabalho da RIES.

O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS (PPGEDU), Sérgio Franco, um dos autores da EBES, destacou a importância do momento para a Universidade, uma vez que grande parte da equipe de autores da Enciclopédia tem alguma passagem pela UFRGS ou pelo PPGEDU. Franco afirmou que a EBES é uma contribuição, entre tantas outras, que reflete o papel importante da pós-graduação em Educação, de programas de excelência do qual fazem parte os autores da Enciclopédia. O pesquisador explicou que a publicação reúne os temas centrais da educação superior brasileira, apresentando um arcabouço de informações e de reflexões que pode ser útil para todos que abordam o tema em seus estudos acadêmicos ou que buscam apoiar-se para sua atuação profissional na educação superior.

Também presente na mesa de abertura do evento, a secretária de Avaliação Institucional da UFRGS, Soraya Tanure, fez menção principal ao conteúdo relativo à gestão da educação superior e ao capítulo relativo à avaliação, parabenizando as autoras responsáveis. “Para falar em qualidade da educação, é fundamental falarmos dos processos de avaliação, sejam internos, externos ou auto-avaliativos”, disse Soraya. A pró-reitora de Graduação, Cíntia Boll, destacou a importância da socialização dos conhecimentos e afirmou que a compilação de vários propósitos educacionais dos autores da EBES configura-se como “desejos, como vontades de querer compartilhar de si para os outros”.

A coordenadora da EBES, Marília Morosini, que é docente aposentada da UFRGS e professora titular da PUCRS, deu início aos debates após as falas da mesa de abertura. Participaram das discussões os professores da UFRGS, Denise Leite, Maria Estela Dal Pai Franco, Marlis Polidori, Sérgio Franco e Clarissa Baeta Neves e a pesquisadora da UPF, Solange Maria Longhi.

O evento foi gravado e pode ser conferido no YouTube.

A EBES está organizada em dois volumes e pode ser acessada gratuitamente nos links abaixo:

Volume 1 - https://editora.pucrs.br/livro/1421/

Volume 2 - https://editora.pucrs.br/livro/1563/

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000