Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Encontro de Redes Universitárias encerra com declaração

Encontro de Redes Universitárias encerra com declaração

Documento afirma o valor social da educação superior e a sua capacidade transformadora para alcançar sociedades sustentáveis, integradoras e diversas
29/08/2017 20:14

Galeria de imagens

Nos dois últimos dias, 28 e 29 de agosto, representantes de instituições de educação superior da América Latina e do Caribe refletiram, debateram e trocaram visões para a construção da agenda de conteúdos a ser debatida na III Conferência Regional de Educação Superior - CRES 2018, que ocorre em Córdoba, na Argentina.  O Encontro de Redes Universitárias, realizado pelo Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC/ UNESCO), discutiu a relação entre a educação superior e a América Latina e o Caribe e assuntos como o sistema educativo, a diversidade cultural, a internacionalização e a integração regional, a pesquisa científica e tecnológica e a inovação para o desenvolvimento humano e o desenvolvimento sustentável, além de destacar os cem anos da Reforma Universitária de Córdoba.

O resultado destas reflexões está contido na Declaração do VIII Encontro de Redes, conteúdo apresentado no final da tarde de hoje, dia 29, na Sala dos Conselhos, por Pedro Henríquez Guajardo, diretor da UNESCO-IESALC. O documento afirma o valor social da educação superior e a sua capacidade transformadora para alcançar sociedades sustentáveis, integradoras e diversas que contribuam para a convivência democrática, a tolerância, a solidariedade e a cooperação e para uma cidadania socialmente responsável. Também declara o compromisso social de todos para o desenvolvimento sustentável e reconhece a transformação social, a igualdade, a inclusão, a justiça social e o enraizamento da democracia como valores máximos da cidadania. Por fim, manifesta o compromisso das instituições de educação superior como um espaço de desenvolvimento humano, que deve ser um bem público social e estratégico, de dever do estado, espaço de conhecimento e um direito humano e universal.

A declaração prevê ainda três princípios temáticos: garantir uma educação inclusiva com formação socializadora, com enfoque na diversidade; gerar padrões e esquemas de atuação na pesquisa para o desenvolvimento sustentável e alianças com as redes ibero-americanas para sustentabilidade do meio-ambiente; e a contínua atualização de projetos institucionais de acordo com a dinâmica social contemporânea nas dimensões nacional, regional e internacional, neste contexto, em especial para a mobilidade acadêmica.

No encerramento, o reitor da UFRGS, Rui Vicente Oppermann, e da PUCRS, Evilázio Teixeira, organizadoras locais do evento, agradeceram à IESALC todo o esforço e o apoio na organização do encontro e a qualidade das discussões. Teixeira lembrou o alinhamento dos temas dos debates do continente com o que se está discutindo no mundo, pois a pauta é global. Oppermann expressou a sua preocupação antes do início do VIII Encontro de Redes em alcançar os objetivos da CRES 2018. Ao decorrer do evento e com a declaração, tem a esperança de que a CRES 2018 será bem-sucedida. “Temos muito trabalho a fazer e temos a possibilidade de construir políticas e planos de ação exequíveis”, pontua.

CRES 2018 – A Conferência Regional da Educação Superior, que se realiza a cada dez anos, busca debater e consensuar, entre os sistemas e instituições do setor terciário, estratégias que permitam continuar com o desenvolvimento e o fortalecimento da educação superior na região. Nesta oportunidade, a conferência também fará parte da comemoração do Centenário do Manifesto da Universidade de Córdoba de 1918.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000