Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Encontro Nacional de História da Mídia começa nesta quarta-feira

Encontro Nacional de História da Mídia começa nesta quarta-feira

Realizado em Porto Alegre, até 5 de junho, evento reúne pesquisadores nacionais e internacionais
02/06/2015 16:45

De 3 a 5 de junho, a Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS (Fabico) sedia o 10º Encontro Nacional de História da Mídia (Alcar). O evento prevê conferências, mesas temáticas, apresentações de artigos por profissionais da mídia e acadêmicos e a entrega da terceira edição do Prêmio José Marques de Melo aos trabalhos de destaque em nível de graduação.

No dia 3 de junho, às 18 horas, será realizada a cerimônia de abertura do evento no Centro Histórico-Cultural Santa Casa. Na ocasião, o professor e pesquisador da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Marcos Palacios realiza a conferência inaugural do evento, intitulada Jornalismo, Memória e Contexto: tecnologias e formatos narrativos.

A mesa temática O jornalista frente às condições da máquina mediática, será realizada no dia 4 de junho, às 15h30, com participação do pesquisador francês Patrick Charaudeau, que ministra a atividade em português, idioma no qual é fluente. O pesquisador também é responsável pelo desenvolvimento da teoria da Semiolinguística do discurso e autor de livros como Discurso das MídiasLinguagem e DiscursoDiscurso Político, publicados no Brasil pela Editora Contexto.

No dia 5 de junho, às 15h30, ocorre a mesa temática Fascismo, Guerra e Propaganda: a Campanha de Portugal contra a República Espanhola (1936-1939). A atividade contará com palestra do professor Alberto Pena Rodríguez, do Departamento de Comunicação Audiovisual e Publicidade da Universidade do Vigo (Espanha), especialista em propaganda política.

Na noite de 5 de junho, ocorre a cerimônia de encerramento do Encontro, com participação do idealizador da Alcar, José Marques de Melo, professor titular da Universidade Metodista de São Paulo e diretor da Cátedra UNESCO de Comunicação na instituição. O acadêmico compõe a mesa Trajetória da Alcar, da Rede ao 10º Encontro, que tem início às 19 horas. Também participa da mesa a Professora da UFRGS e atual Presidenta da Alcar, Maria Berenice Machado.

O Encontro é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores da História da Mídia (Alcar) e tem realização da Fabico/UFRGS, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Alcar 2015 conta com as parcerias dos seguintes Programas de Pós-Graduação: Comunicação e Informação da UFRGS, Comunicação Social da PUCRS, Processos e Manifestações Culturais da Feevale e Comunicação da UFSM e da Unisinos.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail alcar2015@ufrgs.br ou no site do evento.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000