Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Equipe da UFRGS recebe premiação em concurso internacional de arquitetura

Equipe da UFRGS recebe premiação em concurso internacional de arquitetura

Amanda Gabriella Michelotto, João Pedro Chaves da Silva e Helena Pagel Classen conquistaram o terceiro lugar na competição 'Culture Stations'
07/04/2022 14:32

A equipe formada pela graduada Amanda Gabriella Michelotto e os estudantes João Pedro Chaves da Silva e Helena Pagel Classen, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, conquistou o terceiro lugar no concurso internacional 'Culture Stations', sendo o único grupo brasileiro premiado. A competição foi organizada pela Young Architects Competitions.

O projeto foi desenvolvido para Elini, uma cidade da Itália, e abrangia a revitalização de parques e edificações históricas da cidade junto a seus trilhos de trem. Para o concurso, os competidores deveriam reinterpretar as antigas infraestruturas ferroviárias do local em termos de cultura e turismo, considerando-as como oportunidades para as áreas que atravessam.

Os integrantes da equipe da UFRGS explicam que focaram três questões essenciais: disponibilizar um centro de mobilidade e informação no antigo moinho de azeite da cidade sendo acessível a todos; criar polos de interesse de forma sustentável, mantendo edifícios existentes e propondo novos usos, como serviços, cultura e arte; propor a qualificação do espaço público adjacente às edificações existentes no Parque Ferroviário através de um novo desenho de arruamento e mobiliário urbano.

Proposta envolvia a revitalização da área central da cidade de Elini (Itália)

A ideia foi desenvolvida durante o período da pandemia, com a equipe se reunindo em encontros virtuais. “Ficamos bastante orgulhosos do nosso desempenho e da adaptação ao método à distância, ainda mais por termos sido a única equipe brasileira premiada”, comenta Helena, integrante do grupo. “Nós nos interessamos por esse concurso em especial pois envolvia questões urbanísticas e arquitetônicas, assim como a possibilidade de trabalhar com restauro. Além desses aspectos, ficamos animados por se tratar de um concurso internacional na Itália, que possibilitaria sermos avaliados por uma banca extremamente qualificada e com outros repertórios arquitetônicos”, complementa.

Apesar da premiação em dinheiro, a equipe valoriza mais ainda a experiência, o reconhecimento e a visibilidade que o prêmio proporciona. As propostas vencedoras são divulgadas em revistas e sites de arquitetura, além de apresentarem-se em exposições internacionais. "Ficamos muito felizes com a nossa conquista, principalmente por se tratar de um concurso internacional e por ter sido o primeiro de que participamos. Esse feito nos despertou a vontade de participar de mais competições", finaliza a estudante.

Confira a relação completa de premiados e mais detalhes sobre o concurso neste link.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000