Equipe da UFRGS recebe premiação em concurso internacional de arquitetura
A equipe formada pela graduada Amanda Gabriella Michelotto e os estudantes João Pedro Chaves da Silva e Helena Pagel Classen, do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, conquistou o terceiro lugar no concurso internacional 'Culture Stations', sendo o único grupo brasileiro premiado. A competição foi organizada pela Young Architects Competitions.
O projeto foi desenvolvido para Elini, uma cidade da Itália, e abrangia a revitalização de parques e edificações históricas da cidade junto a seus trilhos de trem. Para o concurso, os competidores deveriam reinterpretar as antigas infraestruturas ferroviárias do local em termos de cultura e turismo, considerando-as como oportunidades para as áreas que atravessam.
Os integrantes da equipe da UFRGS explicam que focaram três questões essenciais: disponibilizar um centro de mobilidade e informação no antigo moinho de azeite da cidade sendo acessível a todos; criar polos de interesse de forma sustentável, mantendo edifícios existentes e propondo novos usos, como serviços, cultura e arte; propor a qualificação do espaço público adjacente às edificações existentes no Parque Ferroviário através de um novo desenho de arruamento e mobiliário urbano.
Proposta envolvia a revitalização da área central da cidade de Elini (Itália)
A ideia foi desenvolvida durante o período da pandemia, com a equipe se reunindo em encontros virtuais. “Ficamos bastante orgulhosos do nosso desempenho e da adaptação ao método à distância, ainda mais por termos sido a única equipe brasileira premiada”, comenta Helena, integrante do grupo. “Nós nos interessamos por esse concurso em especial pois envolvia questões urbanísticas e arquitetônicas, assim como a possibilidade de trabalhar com restauro. Além desses aspectos, ficamos animados por se tratar de um concurso internacional na Itália, que possibilitaria sermos avaliados por uma banca extremamente qualificada e com outros repertórios arquitetônicos”, complementa.
Apesar da premiação em dinheiro, a equipe valoriza mais ainda a experiência, o reconhecimento e a visibilidade que o prêmio proporciona. As propostas vencedoras são divulgadas em revistas e sites de arquitetura, além de apresentarem-se em exposições internacionais. "Ficamos muito felizes com a nossa conquista, principalmente por se tratar de um concurso internacional e por ter sido o primeiro de que participamos. Esse feito nos despertou a vontade de participar de mais competições", finaliza a estudante.
Confira a relação completa de premiados e mais detalhes sobre o concurso neste link.