Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Escola de Engenharia cria associação atlética

Escola de Engenharia cria associação atlética

Ata inaugural dá início à associação para promoção de atividades esportivas e integração dos estudantes
04/04/2012 17:39

Galeria de imagens

Inativa por aproximadamente 30 anos, a Associação Atlética da Escola de Engenharia (AAEE) deu início à retomada de suas atividades de representação esportiva. O momento foi marcado pela assinatura da ata de fundação da associação, que ocorreu na tarde de hoje, no auditório da Escola.

Ligada ao Centro de Estudantes Universitários de Engenharia (CEUE), a associação terá como ações promover eventos esportivos no âmbito da Escola e organizar o envio de delegações para jogos com outras universidades. Serão realizados treinos e seleções de estudantes para competições de futebol, basquete, handebol, vôlei, tênis, tênis de mesa, natação, atletismo, judô e xadrez. A AAEE irá representar aproximadamente 5000 estudantes de Engenharia da UFRGS.

A abertura da cerimônia foi realizada pelos acadêmicos de engenharia Douglas Sandri, presidente do CEUE, e Bernardo Bortoluzzi, presidente da Associação Atlética. Participaram da solenidade o reitor Carlos Alexandre Netto, o vice-reitor Rui Vicente Oppermann, a diretora da Escola de Engenharia Denise Carpena Dal Molin e membros da Administração Central. Integrantes do CEUE, alunos e professores acompanharam o evento.

O reitor Carlos Alexandre Netto elogiou a iniciativa dos estudantes e enfatizou a importância das atividades esportivas na vida acadêmica. “Além de fazer muito bem para o corpo, o esporte forma o caráter e desenvolve diversas competências, como a habilidade de trabalhar em equipe. E, do ponto de vista institucional, a Associação terá um grande papel na representação da UFRGS no esporte universitário do país”, afirmou.

Integração – Os eventos liderados pelas associações atléticas universitárias têm caráter amador, com objetivo de integrar os estudantes. Segundo Sandri, essas atividades extraclasse, principalmente as esportivas, melhoram o desempenho acadêmico dos alunos e estimulam o desenvolvimento do espírito de equipe, o que auxilia a diminuir a evasão escolar.

No âmbito da AAEE, Bortoluzzi explica que já foram constituídas parcerias com outras instituições de ensino para a participação em campeonatos e outras estão sendo firmadas para definir os locais de treinamento dos atletas. “Os treinos devem começar até o final do mês. Mas ainda precisamos definir quais esportes serão priorizados, o que será feito a partir de um levantamento entre os interessados em compor as equipes”, esclareceu o presidente da Associação.

História – O CEUE é o centro acadêmico mais antigo do país, fundado em 1903, e seu surgimento foi intimamente ligado aos eventos esportivos. Durante muitos anos, o Centro teve um departamento destinado unicamente a esta área. Um pouco dessa história esteve exposto na cerimônia desta tarde: troféus, fotos e flâmulas ilustraram atuação desportiva da Escola de Engenharia. “Nos anos 50, tínhamos eventos disputadíssimos como o Poli-Eng ,que reunia a Escola de Engenharia da UFRGS e o Instituto Politécnico da USP”, conta Sandri. Uma das ações programadas, a partir da criação da AAEE, é o resgate dessas histórias, que constam como fragmentos em diversos livros.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000