Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Escola de Extensão da UFRGS está com inscrições abertas

Escola de Extensão da UFRGS está com inscrições abertas

A programação compreende rodas de conversa, deslocamentos a territórios quilombolas e oficina de construção de projetos de extensão
11/07/2019 15:58

A Escola de Extensão da UFRGS, promovida pelo Departamento de Educação e Desenvolvimento Social (DEDS), da Pró-Reitoria de Extensão, pretende propiciar espaço de aprendizagem, reflexão e proposição sobre a extensão realizada pela Universidade e sua potência como articuladora de transformação social. As atividades, que ocorrem de 23 a 27 de julho, serão realizadas no Centro Cultural da UFRGS, na Comunidade Quilombola dos Alpes, em Porto Alegre, e na Comunidade Quilombola de São Roque, em Arroio do Meio.

A programação compreende rodas de conversa, deslocamentos a territórios e oficina de construção de projetos de extensão. Alguns dos convidados já confirmados são: Alex Cardoso, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR); Antônio Bispo, mestre Quilombola; Gilciane Neves, do CAMP – Escola de Cidadania; Guto Obafemi, do Ponto de Cultura Africanamente; Ezequiel Morais, do Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM); Regina Miranda, da EMATER; Rosângela Ellias “Janja”, do Quilombo dos Alpes; representantes do Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos (IACOREQ); Nilton Rocha, da UFG; Nina Fola, mestranda em Sociologia; e os professores da UFRGS José Carlos dos Anjos, Claudia Pires, Karine dos Santos, Sandra de Deus, Lucas Konzen e Rumi Kubo.

Os interessados em participar do evento devem se inscrever até o dia 16 de julho por meio de formulário eletrônico. Nessa primeira experiência, serão disponibilizadas 50 vagas, destinadas prioritariamente a docentes em estágio probatório, técnicos com curso superior completo, estudantes e participantes de movimentos sociais. A relação dos selecionados será divulgada no site do DEDS no dia 19 de julho.

Haverá certificação para os participantes com 75% de frequência. Para servidores da UFRGS, a Escola de Extensão poderá ser validada para progressão, mediante apresentação do certificado à EDUFRGS.

Confira a programação:

Dia 23/07 (terça)

Local: Centro Cultural da UFRGS

14h – Abertura oficial

– Apresentação do curso e metodologia

– Extensão Caminhos e Descaminhos

18h – Apresentação cultural

– Confluências Quilombolas (palestra com Antônio Bispo: atividade aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia).

 

Dia 24/07 (quarta)

Local: Quilombo dos Alpes (saída do Campus Saúde às 13h30, saída do quilombo às 17h)

14h – Extensão e as possibilidades de mediação com a sociedade e movimentos sociais

 

Dia 25/07 (quinta)

Local: Centro Cultural da UFRGS

14h – Extensão e o encontro entre diferentes saberes

 

Dia 26/07 (sexta)

Local: Centro Cultural da UFRGS

14h – Extensão e educação para transformação social

– Oficina de construção de projetos

 

Dia 27/07 (sábado)

Local: Quilombo de São Roque (saída do Campus Saúde às 8h30, saída do quilombo às 17h)

10h – Reconhecimento do território do quilombo, mediado por seus moradores

12h30 – Almoço por adesão

14h – Apresentação das propostas de projetos dos grupos

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000