Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Estudante desenvolve novas formas de remoção de metais e nutrientes contaminantes da água

Estudante desenvolve novas formas de remoção de metais e nutrientes contaminantes da água

Processo que utiliza plantas briófitas como agentes de purificação teve pedido de patente depositado
12/04/2019 14:05

Uma das principais fontes de poluição da água com metais pesados é o descarte de resíduos industriais. Certos processos de produção, como os das indústrias metalúrgicas, de tintas, de cloro e de plástico, utilizam esses metais que, quando descartados irregularmente nos esgotos, degradam os cursos de água. Existem diversos tipos de elementos tóxicos que já são frequentemente encontrados nas águas. Alguns dos principais são mercúrio, chumbo, cádmio, arsênico, bário, cobre, cromo e zinco. A incineração de lixo urbano também produz fumaças ricas em metais, principalmente mercúrio, chumbo e cádmio. Todos os metais resultantes desses processos podem ser dissolvidos pela água, causando danos à saúde de humanos e animais, dado o potencial tóxico destes elementos.

Com isso em mente, a bióloga marinha Therrése Torres analisou o potencial de certas espécies de briófitas na remoção de metais e nutrientes contaminantes de águas naturais e residuais. A pesquisa foi realizada para seu trabalho de conclusão de curso em Biologia Marinha e Costeira, graduação oferecida, à época, em colaboração entre a UFRGS e a UERGS, e deu origem ao produto Bryopowder, que teve seu pedido de patente depositado em outubro do ano passado.

Mais informações no UFRGS Ciência.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000