Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Estudante do Confúcio-UFRGS obtém o 2º lugar nacional em competição de língua e cultura chinesas

Estudante do Confúcio-UFRGS obtém o 2º lugar nacional em competição de língua e cultura chinesas

24/05/2022 10:56

No último domingo, 22 de maio, ocorreram as eliminatórias brasileiras para o 15º Concurso de Língua e Cultura "Ponte Chinesa" para estudantes de Ensino Médio. O evento online foi organizado pela Embaixada da República Popular da China no Brasil e pelo Instituto Confúcio da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Sarah Moreira de Camargo, aluna do Instituto Confúcio da UFRGS, conquistou o segundo lugar na pontuação total do concurso brasileiro e o reconhecimento do júri e do público por suas profundas habilidades linguísticas e um show de talentos único.

A estudante Sarah de Camargo tem 18 anos e estuda Chinês no Instituto Confúcio há muitos anos, atualmente está na classe intermediária, tendo passado no teste de proficiência de Nível 3 do HSK. Desde 2018, tem participado da competição “Ponte Chinesa”, na qual já obteve o terceiro prêmio duas vezes. Desde então, descobriu onde poderia aprimorar suas habilidades, esteve sempre em contato com os colegas, ganhou experiência e se tornou uma competidora ainda melhor. Na edição de 2022, a estudante deu um passo adiante e ganhou o segundo prêmio.

Na seção de compreensão em Chinês da competição, Sarah obteve uma pontuação perfeita – 10 –, o que mostrou totalmente sua força no idioma. O tema da Ponte Chinesa deste ano foi "Voe alto com os chineses". Noutra das etapas da competição, o discurso da estudante foi sobre o tema do concurso e recebeu dos juízes uma pontuação alta: 9 em 10. Na sua fala, Sarah mencionou que seu "sonho é ir para a China e experimentar a autêntica Língua Chinesa e a cultura chinesa e sentir a terra confortada por essa língua". Na seção de shows de talentos, ela apresentou um número de dança clássica chinesa, com a canção "Explorando o Rio Qingshui", de Beijing Xiaoquer. Sarah não tem formação em dança, mas após muita preparação, apresentou uma dança graciosa e uma interpretação afetuosa que comoveram profundamente os juízes, o que garantiu a ela uma pontuação alta de 9,2 em 10.

Mais de 70 pessoas aderiram ou assistiram a esta competição. Representando o Instituto Confúcio na UFRGS, estiveram presentes o diretor brasileiro professor Antônio Padula; a diretora chinesa professora Bai Lanling; o gerente administrativo Athos Munhoz; e a professora Li Tianxue, coordenadora de ensino e pesquisa.

Outras informações no site do Instituto Confúcio na UFRGS.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000