Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Estudantes competem pela ponte de espaguetes mais resistente

Estudantes competem pela ponte de espaguetes mais resistente

27 equipes participaram da 29ª edição da Competição de Pontes de Espaguete da UFRGS
08/06/2018 17:57

Galeria de imagens

Estudantes de diversas disciplinas dos cursos de Engenharia participaram na tarde de hoje, dia 8, de uma divertida disputa. A tradicional Competição de Pontes de Espaguete da UFRGS movimentou 27 equipes pela ponte mais resistente, montadas com espaguete e adesivo epóxi. A estrutura Não Me Diz a Ponte foi a ponte vencedora da 29ª edição da competição. Projetada pelos alunos Danielle de Souza Rosa Toldo, Henrique Reck Bonifácio e Glênio Omar Varella Pereira Junior, a estrutura de 889 gramas aguentou 139kg antes de romper.

A ponte Colonte, construída pelos alunos Marcos Mandagará de Oliveira, Alexandre Pica Zanchet e Lucas Marin Malabarba conquistou a segunda colocação, com carga de ruptura de 119kg. Em terceiro lugar, ficou a ponte Jamaiquinha, de Augusto Mayrhofer, Nicolas Mainieri, Leonardo Durayski Caye e Leon de Oliveira Ramos que quebrou aos 82Kg.

 

A estrutura Não Me Diz a Ponte venceu a 29ª edição da competição. Foto: Secom/UFRGS

Baseada em experiências similares desenvolvidas por várias instituições de ensino pelo mundo, a atividade é realizada na UFRGS desde 2004, com o objetivo de motivar nos alunos o desenvolvimento de habilidades que lhes permitam aplicar conhecimentos básicos de Mecânica dos Sólidos, utilizar computadores para resolver problemas de Engenharia e projetar sistemas estruturais simples.

Os estudantes vencedores foram premiados com medalhas, certificados e vales-compra de livros. Além dos prêmios para as estruturas mais resistentes, houve também sorteio de pen-drives entre todos os grupos cujas pontes ultrapassarem a carga de 20 kg e sorteio de camisetas da competição entre o público presente. O recorde atual da competição realizada na UFRGS é de 234 kg, obtido no semestre 2011/2.

Mais informações no site da competição.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000