Estudo avalia a relação entre desigualdade social e mobilidade urbana
Arquiteto da Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) de Porto Alegre, Pedro Xavier Araújo se dedicou, durante o mestrado em Planejamento Urbano e Regional na UFRGS, a pesquisar como o planejamento da mobilidade urbana na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) leva em conta a desigualdade social. A resposta curta: de forma insatisfatória.
Araújo analisou o Plano Diretor de Transportes Urbanos da RMPA (PLAMET), de 1976, elaborado durante a ditadura militar, e o Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana (PITMUrb), de 2009, elaborado em contexto democrático. O pesquisador escolheu esses documentos por serem representativos de eras distintas. “Os planos sofrem muita influência do contexto político, social e econômico. Me interessava entender se nesses dois períodos o tratamento que o planejamento deu à desigualdade social tinha sido diferente ou não. De todos os trabalhos já realizados na região metropolitana, esses dois eram os mais completos. O fato de eles serem os mais completos e de representarem esses dois períodos foi o que me levou a selecioná-los e a deixar de lado alguns outros projetos que foram feitos”, explica Araújo.
Mais informações sobre o estudo estão disponíveis no UFRGS Ciência.