Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Eventos debatem a presença indígena na Universidade

Eventos debatem a presença indígena na Universidade

14/03/2019 15:36

Estudantes ameríndios das etnias Mbyá-Guarani e Kaingang da UFRGS e o Laboratório de Arqueologia e Etnologia promovem na próxima semana um conjunto de atividades para discutir e refletir sobre a presença indígena na Universidade. Trata-se do Seminário Vozes Originárias Dentro e Fora da Universidade, que ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de março, com uma programação que inclui rodas de conversa, plenárias e ações de capacitação. Os eventos têm apoio da Coordenadoria de Ações Afirmativas (CAF).

  • 19 de março: Rodas de Conversa sobre "Povos Originários na UFRGS" – participação restrita a estudantes indígenas. Prédio FACED, salas 102 (auditório) e 403, das 14h às 17h30
  • 20 de março : Rodas de Conversa sobre "A UFRGS dentro dos Territórios Indígenas" – participação de estudantes Kaingang e Mbyá-Guarani e de lideranças e representantes originários de comunidades da Grande Porto Alegre. Aberto à assistência de público externo, particularmente estudantes não-indígenas, professores, pesquisadores e técnico-administrativos da UFRGS. Prédio FACED, salas 102 (auditório) e 302, das 14h às 17h30
  • 21 de março: Plenária Geral de fechamento sobre" Os Povos Indígenas e as Instituições através da UFRGS?" e palestra com a acadêmica de Pedagogia Ivanilde da Silva (Mbyá-Guarani). A palestra vale como ação de capacitação da EDUFRGS. Prédio da FACED, sala 102 (auditório).
  • 28 de março: Ação de Capacitação “O acompanhamento dos estudantes indígenas: boas práticas, abordagens pedagógicas e interculturalidade”, com a participação de mestres e professores da disciplina Encontro de Saberes.

Mais informações sobre as ações de capacitação estão disponíveis na página da EDUFRGS. Inscrições de docentes e técnico-administrativos devem ser feitas pelo Portal de serviços. Demais participantes inscrevem-se no momento da atividade. A participação nas atividades é recomendada especialmente aos monitores de estudantes indígenas, professores orientadores e servidores de Comissão de Graduação.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000