Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Exposição com obras de Xico Stockinger é aberta no Centro Cultural da UFRGS

Exposição com obras de Xico Stockinger é aberta no Centro Cultural da UFRGS

‘Ocupação Stockinger’ celebra os 100 anos de nascimento do artista plástico. Mostra estará aberta à visitação até janeiro de 2020
22/10/2019 17:30

Galeria de imagens

Em homenagem aos 100 anos de nascimento de Xico Stockinger (1919-2009), o Centro Cultural da UFRGS abriu na noite de ontem a exposição "Ocupação Stockinger". Espalhada pelos três andares do prédio, a mostra traz esculturas de médio e grande porte, incluindo obras das séries Gabirus e Guerreiros do artista plástico austríaco naturalizado brasileiro. A iniciativa, que integra a programação dos 85 anos da Universidade, é resultado de uma parceria entre a família de Stockinger e o Departamento de Difusão Cultural (DDC).

Escultor, desenhista, ilustrador, gravador e professor, Francisco Stockinger nasceu em Traun, na Áustria. Sua família veio para o Brasil quando ele tinha três anos. Desde sua infância já nutria um interesse especial pela arte. Segundo ele, o gosto pelo desenho começou ainda quando era pequeno. Sua trajetória escultórica iniciou aos 29 anos com o mestre Bruno Giorgi. Em 1954, mudou-se para Porto Alegre, realizando trabalhos em artes gráficas em jornais da época e, em 1961, fundou e dirigiu o Atelier Livre de Porto Alegre. Sua carreira na escultura é marcada pela diversidade de materiais: ferro, madeira, bronze e pedra. Suas obras podem ser encontradas em diversos museus, instituições culturais e espaços públicos.

Além do acervo do escultor, o Centro Cultural apresenta fotos feitas no atelier do artista em seus últimos anos de vida. As imagens de Luiz Eduardo Robinson Achutti, professor do Instituto de Artes, fizeram parte da exposição e do livro lançado em 2008 pelo fotógrafo, A matéria encantada: Xico Stockinger por Achutti.

Na abertura, a pró-reitora de Extensão, Sandra de Deus, destacou o orgulho de receber as obras de Xico Stockinger e afirmou que a exposição somente foi possível pelo trabalho da equipe do DDC e pela colaboração de parceiros externos, como Francisco Stockinger, filho do artista, que cedeu obras do seu acervo pessoal. O reitor Rui Vicente Oppermann disse que era uma honra ter o Centro Cultural ocupado pelos trabalhos de um dos mais importantes escultores do país. “Fazer essa homenagem aos 100 anos do Stockinger aqui no Centro Cultural é bastante significativo para nós pela ideia de espaço público que estamos construindo há pouco mais de um ano.”

O público poderá conferir "Ocupação Stockinger" até janeiro de 2020, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados, das 9h às 17h. O Centro Cultural fica localizado na Av. Eng. Luiz Englert, 333, Campus Centro.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000