Você está aqui: Página Inicial Notícias Exposição Herdeiros de Herschel resgata técnica histórica da fotografia

Exposição Herdeiros de Herschel resgata técnica histórica da fotografia

05/12/2017 14:24

Nesta quinta-feira, dia 7 de dezembro, o Grupo de Estudos em Processos Fotográficos Históricos e Alternativos – Lumen inaugura a exposição “Herdeiros de Herschel”, onde vai apresentar seus trabalhos no 3º andar da Casa de Cultura Mario Quintana, Rua dos Andradas, 736. A abertura acontece às 19h. O conteúdo do projeto foi desenvolvido com a técnica da cianotipia, técnica histórica da fotografia, que tem como característica a cor azul.

O grupo é uma parceria entre a Fabico e o Instituo de Artes da UFRGS, e a exposição tem participação das professoras e pesquisadoras Andréa Brächer (Fabico/UFRGS, curadora da exposição), Dani Remião (IFRS), Jociele Lampert (UDESC), Jussara Moreira (FEEVALE), Myra Gonçalves (FEEVALE), Ruth Sousa (UnB) e Sandra Pereira Gonçalves (Fabico/UFRGS). Também fazem parte do projeto os alunos graduandos da UFRGS Fernando Ferreira, Gisele Endres, Jezabel Katz, Marcelo Ripoll, Natália Goedtel Medeiros e Victoria Terres.

A cianotipia foi desenvolvida pelo pesquisador Sir John Herschel em 1842, e cada artista procurou em seu próprio repertório de imagens interpretar ora o significado do azul, ora a diversidade de materiais em que a técnica é possível de ser aplicada.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000