Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Exposição traz acervo da extinta Escolinha de Arte dos Ex-Alunos do IA

Exposição traz acervo da extinta Escolinha de Arte dos Ex-Alunos do IA

Projeto busca resgatar a memória da Escolinha e contará com seminário e fórum sobre ensino de Artes Visuais
21/10/2015 09:10

A partir de 5 de novembro, a Pinacoteca Barão de Santo Ângelo do Instituto de Artes recebe a exposição Memórias da Expressão, que exibe parte do acervo da extinta Escolinha de Artes da Associação de Ex-Alunos do Instituto de Artes da UFRGS (1960-2010)

Com o objetivo de resgatar a história da Escolinha e reacender o debate em torno de seu significado para o campo da Educação, a mostra será acompanhada do Seminário Escolinha de Arte em Debate e o Artestágios – V Fórum de Projetos de Ensino em Artes Visuais.

Memórias da Expressão trata-se de uma mostra parcial do acervo da Escolinha, hoje sob a guarda do Instituto de Artes. Será uma oportunidade para as novas gerações de docentes, os alunos e a comunidade em geral conhecerem os resultados de um movimento que rompeu com modos tradicionais e já obsoletos de educação artística, nos meados do século XX. A Escolinha de Arte da UFRGS, criada em 1960 pela iniciativa de professores e ex-alunos do Instituto de Artes, originou-se diretamente ligada ao Movimento das Escolinhas de Arte do Brasil, desencadeado pelas iniciativas do artista e professor Augusto Rodrigues no final dos anos de 1940, no Rio de Janeiro. Esse movimento, baseado na filosofia da livre expressão, transformou de modo contundente o ensino da arte no país. Dar visibilidade a um arquivo comumente excluído das grandes mostras, trazendo a público documentos referentes a uma prática educativa que não está desvinculada das rupturas estéticas do século XX, além de resgatar a história de um espaço que afetou a formação de todos que o frequentaram, incentiva a refletir sobre sua importância e pertinência nos dias atuais.

A mostra reunirá desenhos e pinturas dos alunos, documentário em DVD, documentos como fotografias, matérias de jornal, cartas, antigos convites, revistas e outros.

Como um dos eventos paralelos à mostra, dia 6/11, realiza-se o Seminário Escolinha de Arte em Debate, sob a coordenação do professor Celso Vitelli, com o objetivo de apresentar sua história, refletir sobre seus fundamentos e sua importância para os dias atuais. Foram convidados a participar desse evento diversos professores, pesquisadores e ex-alunos que falarão sobre suas experiências.

Nos últimos dias da exposição dias 30/11, 1 e 2/12, a professora Paola Zordan coordenará Artestágios - V Fórum de Projetos de Ensino em Artes Visuais, atividade em que os alunos do curso de Licenciatura em Artes Visuais apresentarão e debaterão sobre seus projetos de ensino e professores convidados farão palestras sobre o tema.

Mais informações pelo telefone 51 3308.4302.

Curadoria e organização:

Celso Vitelli, Maria Lúcia C. Varnieri, Marilice Corona e Paola Zordan

Abertura: 05 de novembro de 2015, às 19h.

Visitação: 06/11 a 04/12, de seg. a sexta, das 10 às 18h.

Seminário Escolinha de Arte em Debate: 6/11.

Artestágios - V Fórum de Projetos de Ensino em Artes Visuais: 30/11, 1/12 e 2/12.

Local: Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, Instituto de Artes da UFRGS  (Rua Senhor dos Passos, 248, 1º andar).

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000