Faculdade de Arquitetura instala medidor automático de temperatura corporal
A Faculdade de Arquitetura da UFRGS começa a utilizar o 'Pix Thermo', um mediador de temperatura corporal para ajudar na triagem de pessoas antes de entrarem na unidade. O equipamento instalado na última sexta-feira, dia 8 de janeiro, funciona de forma automática e é 100% seguro de medição de temperatura corporal. O maior diferencial dessa solução é ser touchless, ou seja, não necessita de nenhum toque para a temperatura ser medida. Isso acontece graças aos sensores térmicos específicos que medem a temperatura através do reconhecimento facial.
O mediador foi criado a partir de uma parceria entre a Faculdade de Arquitetura e a startup Pix Force por meio do projeto CovidDesign. O projeto foi coordenado pelo professor Gilberto Consoni, do departamento de Design e Expressão Gráfica da UFRGS, com a participação da designer Cristiane Hahner e dos alunos do curso de Design de Produto da UFRGS Isadora Wolfart Pinheiro, Guilherme Souza Purri e Ana Luísa Griebler Menezes. O professor Consoni explica que o Pix Thermo funciona com sensores térmicos específicos que medem a temperatura por meio de reconhecimento facial. Além disso, aparelho tem a capacidade de medir a temperatura de aproximadamente 12 pessoas por minuto.
A tecnologia vem sendo utilizada em indústrias do Brasil e do Paraguai. Também estão sendo feitas negociações com os Estados Unidos e Holanda. A inovação garantiu à equipe de desenvolvedores o 3º lugar no Prêmio Bornancini de Design de 2020, na Categoria Profissional, em uma premiação especial voltada para iniciativas de combate ao Covid-19.
Vídeo do equipamento em uso: