Você está aqui: Página Inicial Notícias Faculdade de Medicina fará homenagem a Moacyr Scliar

Faculdade de Medicina fará homenagem a Moacyr Scliar

Palestra do professor Waldomiro Manfroi marcará a abertura das comemorações dos 80 anos do escritor. Atividade ocorre nesta quarta, dia 22
20/03/2017 08:36

A Famed, juntamente com o corpo clínico do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, promove nesta quarta-feira, dia 22, uma palestra comemorativa aos 80 anos do escritor Moacyr Scliar, ministrada pelo professor, médico e escritor Waldomiro Manfroi. Scliar era médico formado pela Universidade em 1962. Escritor reconhecido em todo país e traduzido em vários idiomas, Moacyr Scliar nasceu em 23 de março de 1937 e faleceu em 27 de fevereiro de 2011.

Ao longo de 2017, para comemorar o octogenário do nascimento do autor de “O centauro no jardim” e outros tantos romances, crônicas e contos, será realizada uma vasta programação que englobará reedições de livros e crônicas, mesas redondas sobre a obra, exibição de filmes baseados em sua literatura, leituras dramáticas e peças teatrais que conduzirão a um passeio pelas diferentes temáticas abordadas pelo escritor. A abertura das homenagens será a atividade desta quarta-feira.

A passagem de Scliar pela Famed teve como um das marcar a participação na política estudantil, atuando em movimentos pela reforma universitária e pela conclusão das obras do Hospital de Clínicas. Como orador da turma, em sua formatura, proferiu o marcante discurso citando Ferreira Gullar: “Morrem quatro por minuto na América Latina.” Ao longo do discurso narrou as dificuldades de um brasileiro para chegar à universidade, em especial à Medicina e conclui exortando os colegas a uma medicina realizadora. Um pouco desta história que será relembrada na atividade do próximo dia 22, às 11h30min, no Auditório José Baldi, do HCPA (Prédio 21.110 - Rua Ramiro Barcelos, 2350 – Campus Saúde).  Atividade é aberta à comunidade.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000