Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias FCE promove debate com Martin Bauer, professor da London School of Economics and Political Science

FCE promove debate com Martin Bauer, professor da London School of Economics and Political Science

30/06/2020 11:08

O segundo encontro do ciclo de debates Conversando sobre Economia: teoria e conjuntura na pandemia recebe Martin Bauer, da London School of Economics and Political Science. Promovido pela Faculdade de Ciências Econômicas (FCE), o evento, que discute a relação entre a ciência e o grande público no contexto atual de pandemia, turbulências políticas e disseminação de informações, conta com a participação dos professores da instituição Alessandro Donadio Miebach e Carlos Henrique Horn.

O debate, intitulado A ciência sob o olhar da sociedade em tempos de pandemia, acontece no dia 2 de julho, às 10h, com transmissão ao vivo pelo canal da FCE no YouTube: youtube.com/fceufrgs.

Martin Bauer é graduado em História Econômica e Psicologia e é professor de Psicologia Social da London School of Economics and Political Science (LSE), onde também coordena o mestrado em Comunicação Pública e Social. Foi chefe do Departamento de Metodologia da LSE de 2008 a 2010. Entre 2009 e 2016, foi editor-chefe de Public Understanding of Science, periódico científico internacional com fator de impacto 2.552, registrado em 2017. Além disso, Bauer é pesquisador visitante regular no Brasil, especialmente nas cidades de Porto Alegre, Campinas e Rio de Janeiro e, recentemente, também na China, onde codirige o Centre for Study of Science Cultures, uma associação entre LSE-NAIS-Tsinghua University em Pequim.

A pesquisa de Bauer está focada na relação entre ciência e senso comum (sensus communis), por meio de elaboração teórica e estudos comparativos, utilizando-se de levantamentos de dados nacionais, monitoramento dos meios de comunicação de massa e inquéritos qualitativos. Analisou controvérsias públicas sobre biotecnologia nos anos 1990 e vem trabalhando com pesquisadores na Europa, Índia, China, Norte da África e Américas do Norte e do Sul em uma base de dados global com o propósito de construir indicadores sobre science cultures em âmbito local. O trabalho pode ser acompanhado pelo www.macas-project.com.

O convidado também é membro do comitê científico do PCST – Public Communication of Science and Technology, iniciativa que busca promover ideias, métodos, discussões intelectuais e práticas e debates sobre perspectivas relacionadas à comunicação de ciência e tecnologia. Bauer já publicou artigos em revistas como Nature, Science, Nature-Biotechnology, Public Understanding of Science, Genetics & Society, SSS, IJPOR, Science Communication e Diogene.

Sobre o ciclo de debates

Iniciativa do Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (Iepe), vinculado à FCE, a série de debates Conversando sobre Economia: teoria e conjuntura na pandemia teve início em julho de 2020. Com o objetivo de incentivar as discussões sobre conjuntura econômica durante a suspensão das atividades presenciais na Universidade, o projeto é realizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRGS, o Programa de Pós-Graduação em Economia do Desenvolvimento da PUCRS e a Escola de Negócios da PUCRS.

Mais informações sobre a palestra e o ciclo de debates podem ser obtidas com o professor Alessandro Miebach, diretor do Iepe: aledonadio@gmail.com.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000