Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias FCE recebe presidente da Comissão de Valores Mobiliários

FCE recebe presidente da Comissão de Valores Mobiliários

Marcelo Barbosa ministra palestra gratuita e aberta ao público no dia 21 de novembro. Atividade integra a programação dos 110 anos da Faculdade de Ciências Econômicas
14/11/2019 08:22

No dia 26 de novembro, a Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS (FCE) completa 110 anos de uma história dedicada ao conhecimento. Para marcar esse momento, núcleos, professores, estudantes e técnicos administrativos da Faculdade vêm organizando uma série de atividades especiais que demonstrem a relevância do trabalho desenvolvido na Universidade.

Marcelo Barbosa, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), compõe a lista de convidados que integram a agenda comemorativa de aniversário da FCE. O representante da comissão responsável por regular o mercado de capital aberto no país vem à Faculdade ministrar a palestra ‘CVM e a regulação do mercado’. A atividade é promovida pelo grupo de pesquisa Governança, Compliance e Auditoria, coordenado pela professora do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais Letícia Medeiros da Silva.

O professor Eduardo Silva da Silva, atuante no mercado da arbitragem, participa como debatedor na discussão. O evento, que é gratuito e aberto a todos os interessados, acontece no dia 21 de novembro, quinta-feira, às 16h30, no auditório do FCE (Av. João Pessoa, 52).

Tradicionalmente, o Brasil conta com um percentual muito pequeno de pessoas físicas que investem na Bolsa de Valores. Entre as formas reconhecidas pelo brasileiro como meios de formação de patrimônio, a poupança e produtos de renda fixa sempre ocuparam destaque. O cenário tem se alterado substancialmente nos últimos meses, quando a taxa básica de juros brasileira – indexadora de investimentos tradicionais – chegou a patamares historicamente bastante baixos. Com isso, pela primeira vez, mais de um milhão de investidores, na condição de pessoas físicas, migraram suas aplicações para a Bolsa de Valores e a renda variável.

A Comissão de Valores Mobiliários é a autarquia federal que regula o mercado do capital aberto, supervisionando as práticas de empresas, corretoras, auditores e outros participantes. Também faz parte da atuação da CVM julgar e aplicar multas quando acontecem infrações, como o famoso insider trading, caso em que é realizada uma negociação de valores mobiliários baseada no conhecimento de informações relevantes que ainda não são de conhecimento público, com o objetivo de obter lucro ou vantagem no mercado.

A palestra pretende expor o crescimento do mercado acionário brasileiro e as principais mudanças normativas que impactam a atuação de auditores, economistas, contadores e outros profissionais da área, além de ressaltar as exigências relacionadas ao campo da auditoria interna, da gestão de riscos e do comitê de auditoria. A professora Letícia Medeiros explica que as empresas listadas em bolsa de valores precisam observar regras claras de compliance e de governança corporativa, inclusive na preservação dos interesses dos acionistas minoritários, que não costumam exercer poder de controle sobre políticas e gestão da companhia.

Sobre o palestrante – presidente da Comissão de Valores Mobiliários, Marcelo Barbosa é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Direito pela Universidade Columbia de Nova Iorque. É autor de artigos sobre Direito Societário e Mercado de Capitais, temas sobre os quais costuma palestrar em conferências no Brasil e no exterior.

Atuou como professor de Direito Comercial – Sociedades Anônimas, na UERJ, e de Direito Societário, no Programa de Educação Continuada da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Rio). Desde 2016, é professor de Casos Concretos de Direito Societário e Mercado de Capitais também da FGV-Rio. Além disso, Barbosa foi presidente do Conselho Curador da Fundação Estudar, membro do Conselho Consultivo do Columbia Global Centers Latin America e do Comitê de Aquisições e Fusões, bem como conselheiro fiscal da Fundação Lemann.

Sobre o debatedor – Eduardo Silva da Silva, atuante no mercado da arbitragem desde 1996 e sócio do Dispute Resolution Office, escritório especializado em arbitragem empresarial, é mestre em Direito dos Negócios e doutor em Direito Privado pela UFRGS. Além de ser pesquisador visitante na University of Victória, do Canadá, também é membro da Commision on Arbitration & ADR da Câmara de Comércio Internacional de Paris, tendo publicado artigos e livros sobre o tema.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000