Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Grupo de Debates e Oratória vence campeonato de debates

Grupo de Debates e Oratória vence campeonato de debates

21/11/2018 17:47

Entre os dias 15 e 17 de novembro, o Grupo de Debates e Oratória (GDO) participou da primeira edição do Torneio Rio-São Paulo, realizado na Universidade de São Paulo – USP. O projeto de extensão vinculado à Faculdade de Direito conquistou o prêmio de melhor delegação da competição, tendo enviado 10 duplas de debatedores e 6 adjudicadores.

A dupla de debatedores, formada pelos acadêmicos Helena Gasparovic Chagas e Rafael Bublitz, classificou-se em terceiro lugar entre mais de 40 duplas de diversas universidades do Brasil. Como a competição tinha duas modalidades (experientes e estreantes), a dupla, sendo a única desta segunda modalidade a ficar entre as 8 melhores duplas do torneio, disputou a final da categoria estreantes, com a seguinte moção: “Esta Casa acredita que Israel é o maior obstáculo para a paz na região da Palestina”, sagrando-se campeã.

O I Torneio Rio-São Paulo realizou, de forma inédita, uma nova fórmula para escolha dos adjudicadores. Neste formato, durante os debates classificatórios os adjudicadores recebiam notas dos debatedores julgados, bem como de seus colegas de mesa, a fim de passarem para a fase eliminatória, apenas os adjudicadores com as maiores notas.

Assim, o GDO teve três membros dos seis adjudicadores enviados adjudicando debates da semifinal e final de estreantes. Giovanna Nejar, classificou-se em segundo lugar, sendo chair na semifinal do debate dos experientes. Brenda Lombaldo, classificou-se em terceiro lugar, sendo chair da final do debate entre os estreantes. Rached Centeno, que se classificou em sétimo lugar, adjudicou o debate da semifinal.

O GDO/UFRGS, além de conquistar o prêmio de campeão do torneio na modalidade estreantes, conquistou outros prêmios. Entre eles, o debatedor Rafael Bublitz conquistou o título de terceiro melhor debatedor da competição, dentre 88 participantes. Além disso, os membros Maurício Kern e Talita Gress, representaram o GDO na competição de Public Speaking, onde ambos passaram de fase, tendo a debatedora Talita Gress ficado entre os cinco melhores.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000