Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Hennemann é homenageado com quadro na Galeria de Ex-Reitores da UFRGS

Hennemann é homenageado com quadro na Galeria de Ex-Reitores da UFRGS

José Carlos Ferraz Hennemann, professor da Escola de Engenharia, foi reitor da Universidade na gestão 2004-2008
03/05/2012 13:18

Galeria de imagens

Os quarenta anos de docência de José Carlos Ferraz Hennemann, reitor da UFRGS na Gestão 2004-2008, estão representados no quadro do professor, inaugurado hoje na Galeria de Ex-Reitores em solenidade especial na Sala dos Conselhos.

A decisão de dedicar-se à atividade acadêmica veio na década de 70, época que Hennemann ingressou no mestrado, após concluir Graduação em Engenharia também na Universidade. Não parou mais. O gosto pela docência, vivenciado na Escola de Engenharia, teve que dividir espaço com outra paixão, a gestão, que o levou a ser reitor da UFRGS.

Seu sucessor, o reitor Carlos Alexandre Netto falou da importância do trabalho desenvolvido por Hennemann. “Esse quadro é uma referência não apenas aos 4 anos de reitorado, mas também às quatro décadas de trabalho voltadas ao desenvolvimento da UFRGS.  Representa memória e homenagem.”

O Reitor destacou também mudanças fundamentais que ocorreram na Universidade à época do reitorado de Hennemann. “Durante sua gestão ocorreram as ações inicias do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que proporcionaram grande crescimento à UFRGS. Sem esquecer que seu último ano de reitorado, 2008, foi marcado pela implantação do Programa de Ações Afirmativas da UFRGS”, enumerou.

Muitos prestigiaram a solenidade de inauguração. Além do Reitor, que conduziu a cerimônia, e o vice-reitor Rui Vicente Oppemann, estiveram presentes os ex-reitores Earle Diniz Macarthy Moreira (gestão 1980-1984) e Gehrard Jacob ( gestão 1988-1990), representantes da Administração Central, diretores de Unidade, diretores de órgãos suplementares, professores, técnicos, familiares e amigos do homenageado.

Ao falar, Hennemann expressou ser uma grande honra pessoal ter seu quadro na Galeria de Ex-Reitores. “Esse quadro representa uma gestão e também as pessoas que fizeram parte dela. Quero que também se sintam homenageadas. A todos, meu muito obrigado! Foi muito bom ter sido reitor da UFRGS!” finalizou.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000