Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Hospitais de Porto Alegre recebem pranchas para auxiliar a comunicação com pacientes

Hospitais de Porto Alegre recebem pranchas para auxiliar a comunicação com pacientes

07/04/2020 17:31

Pacientes internados em hospitais de Porto Alegre já estão fazendo uso das pranchas de comunicação alternativa desenvolvidas por um projeto da UFRGS. Após a entrega dos cartões às secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social e Esporte, ainda na semana passada os hospitais de Clínicas e de Pronto Socorro e o Instituto de Cardiologia receberam os dispositivos. Nesta terça-feira, 7, os hospitais São Lucas, Santa Casa, Moinhos de Vento, Divina Providência e Militar também receberam as pranchas. Foram entregues 22 cartões para cada instituição.

As pranchas utilizam símbolos gráficos para permitir que o paciente comunique sentimentos, elabore perguntas simples, responda questionamentos feitos por familiares ou pela equipe de saúde e faça solicitações – de água ou um cobertor, por exemplo. Assim, apontando para símbolos ou para letras nos cartões, ele pode construir pequenas frases ou indicar necessidades à equipe hospitalar ou aos acompanhantes.

O professor da Faculdade de Arquitetura Eduardo Cardoso, um dos coordenadores do projeto, conta que as pranchas já estão sendo modificadas a partir das sugestões dos profissionais dos hospitais. “Surgiu a indicação, por exemplo, de aumentarmos os quadrantes com símbolos porque muitos idosos estão sem óculos na UTI, assim como outros têm dificuldades de apontar, então, com quadrados maiores o uso fica mais fácil”, exemplifica. Também foram inseridos novos símbolos a partir da ampliação das pranchas para frente e verso.

Os cartões e as instruções para uso já estão disponíveis para download e impressão no site do projeto, para que hospitais de outras cidades também possam utilizá-los. Na página também é possível acessar um vídeo com legendas e tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras) com orientações sobre o uso das pranchas.

Notícia relacionada: Projeto da UFRGS cria pranchas de comunicação alternativa para pacientes internados

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000