Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Hospitais recebem doação de protetores faciais

Hospitais recebem doação de protetores faciais

Equipamentos de proteção para os profissionais de saúde são fabricados a partir da união entre a Universidade, empresas, Forças Armadas e comunidade
09/04/2020 16:41

O esforço conjunto da UFRGS com empresas, com as Forças Armadas e com a comunidade possibilitou a entrega, nesta quinta-feira, 9, de três mil protetores faciais, que serão usados por profissionais de saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). A doação é resultado do trabalho desenvolvido pelo projeto GRU, formado por um grupo de voluntários que reúne professores, alunos e servidores técnico-administrativos da Escola de Engenharia e da Faculdade de Arquitetura e parceiros. O projeto dedica-se à fabricação dos protetores faciais que as equipes de saúde usam no atendimento a pacientes com a Covid-19 ou com suspeita da doença. O HCPA recebeu mil unidades, e o GHC, 2 mil. Esses lotes foram doados pela empresa Forjas Taurus, que irá produzir 60 mil protetores. A entrega está sendo viabilizada pela empresa Patrus, do grupo Brothers in Arms, com apoio das Forças Armadas, que também ajuda na montagem dos produtos.

A primeira fase do projeto ocorreu na UFRGS, com a fabricação de diferentes modelos de protótipos e a realização de testes de usabilidade em diversos hospitais. A partir disso, houve a otimização do projeto final do protetor GRU e impressão 3D, em laboratórios da Universidade, de 600 unidades, que já foram doadas a hospitais.

A segunda fase contempla a fabricação do produto em grande escala pelo processo de injeção, com a coparticipação de empresas e profissionais autônomos. Forjas Taurus, Aços Peças Oliveira e outras empresas que preferem não se identificar, sob a liderança da Making All, são as parcerias que se destacam nessa fase. Atualmente estão sendo fabricadas 192 mil testeiras. Com o valor arrecadado por meio de doações de entidades, como a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, foram compradas 17 mil viseiras.

A sociedade também está mobilizada nesse esforço como protagonista da terceira fase, contribuindo com a campanha de doações, lançada em parceria entre o Fundo Centenário da Escola de Engenharia e a Fundação Empresa-Escola de Engenharia. O valor arrecadado será usado para a compra de viseiras adicionais. As doações ainda podem ser feitas, mediante depósito ou transferência na conta da Fundação, no Banco do Brasil, agência 3798-2, conta 301.310-3, em nome de Fundação Empresa-Escola de Engenharia - CNPJ: 02.475.386/0001-13.

As Forças Armadas também atuam fortemente também na quarta fase do projeto, com a liderança do Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul, que mobilizou seu efetivo para a higienização e montagem dos protetores faciais que serão entregues à Defesa Civil do Estado.

Notícias relacionadas

Laboratórios da UFRGS iniciam produção de protetores faciais que serão doadas a hospitais

Laboratório do Instituto de Geociências lança campanha para a produção de máscaras para equipes de saúde

 

 

 

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000