Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Hospital de Clínicas amplia CTI e capacita pessoal para enfrentar a Covid-19

Hospital de Clínicas amplia CTI e capacita pessoal para enfrentar a Covid-19

Dez novos leitos de terapia intensiva estão em funcionamento emergencial e um novo Centro de Terapia Intensiva (CTI),com capacidade para 105 leitos, está sendo implantado no Bloco B, prédio recém-concluído do Clínicas
30/03/2020 11:10

O Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), instituição vinculada academicamente à UFRGS, tem trabalhado nas últimas semanas na ampliação e adequação estruturais para atender os pacientes graves da Covid-19. Dez novos leitos de terapia intensiva estão em funcionamento emergencial na área da Sala de Recuperação do Centro Cirúrgico, e um novo Centro de Terapia Intensiva (CTI) está sendo implantado no Bloco B, prédio recém-concluído do Clínicas, com capacidade para 105 leitos.

Equipamentos incluindo camas eletrônicas, respiradores, eletrocardiógrafos, monitores e máquinas de hemodiálise foram entregues na quinta-feira, 26 de março. Foram adquiridos com recursos emergenciais do Ministério da Educação, como parte do plano de enfrentamento à Covid-19. O valor liberado pelo Ministério para equipar o CTI foi de R$ 47 milhões.

Para atender bem e a tempo os pacientes de alta complexidade com Covid-19, o Clínicas mobilizou gestores e técnicos para o desenvolvimento de projetos. Muitos deles contam com a aptidão acadêmica dos professores da UFRGS que atuam diretamente no Hospital.

Segundo Ninon Girardon da Rosa, professora da Escola de Enfermagem da UFRGS e coordenadora do Grupo de Enfermagem no HCPA, várias rotinas foram modificadas para que o Clínicas mantivesse as suas melhores práticas de qualidade, segurança e humanização no combate ao novo coronavírus. “As estruturas foram reconfiguradas e pessoas foram alocadas para que o Hospital adaptasse com agilidade a sua organização. Esse preparo envolve a montagem das instalações com mobiliário e equipamentos, seleção e capacitação de pessoas, elaboração de fluxos e protocolos complexos de atendimento aos pacientes”, explica.

A expectativa é de que, aproximadamente, 700 profissionais sejam contratados para atuarem na instituição. A equipe acadêmica que atua no HCPA compõe, estrategicamente, comissões multiprofissionais que dão suporte aos processos assistenciais e aos profissionais da linha de frente, para que trabalhem com segurança.

“Criamos uma linha especial de atendimento com médicos, enfermeiros e psicólogos; antecipamos a vacinação da gripe dos funcionários das unidades que atendem pacientes suspeitos ou com diagnóstico de Covid-19. A Comissão de Prevenção e Tratamento de Feridas do Clínicas está criando medidas de proteção aos trabalhadores, diante da possibilidade de desenvolverem lesões pelo uso continuado de máscaras. Essa é uma inovação que pode beneficiar profissionais de muitas instituições”, esclarece Ninon.

O Hospital de Clínicas tem recebido equipamentos de proteção individual (EPIs) tanto do Governo Federal como de doações de empresas, para uso dos profissionais de saúde. Ainda, para prestar informações claras e transparentes à população, o HCPA tem emitido um boletim eletrônico diariamente. “São informações técnicas e dados sobre o acompanhamento dos casos. Ainda, foi criada uma ferramenta interna que trata do Plano de Contingência da instituição, com atualizações e vídeos. Estamos aprendendo muitas coisas neste momento de crise. Confiamos na nossa capacidade técnica e de gestão para atingirmos os melhores resultados. O nosso corpo funcional é extremamente qualificado e está muito empenhado neste desafio. Estamos todos muito orgulhosos por contribuir com a sociedade neste momento delicado”, finaliza a professora.


Ninon Girardon da Rosa, professora da Escola de Enfermagem da UFRGS e coordenadora do Grupo de Enfermagem no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Contato: ngrosa@hcpa.edu.br.

Assessoria de comunicação HCPA: (51) 3359-8773 e comunicacao@hcpa.edu.br. Coordenação de Camila Barths. https://www.hcpa.edu.br/.

Confira a reportagem Clínicas já tem 10 leitos extras de CTI para atender Covid-19.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000