Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias ICBS ganhará prédio no Campus Saúde

ICBS ganhará prédio no Campus Saúde

Termo de construção da Ala Sul do Prédio do Instituto foi assinado na manhã desta quinta-feira, dia 20, no Gabinete da Reitoria. Previsão de entrega da obra é dezembro de 2016
20/11/2014 12:46

Galeria de Imagens

Na manhã desta quinta-feira, dia 20, ocorreu a assinatura do termo de construção da Ala Sul do novo prédio do ICBS. A construção será localizada no Campus Saúde, entre a Rua Ramiro Barcelos e a Avenida Ipiranga, próxima à Psicologia, ao Departamento de Bioquímica e à Farmácia. Com 19 mil metros quadrados, a obra tem prazo de entrega à comunidade acadêmica até dezembro de 2016. Os recursos, de quase R$ 36 milhões, são oriundos do Reuni e de outras dotações orçamentárias junto ao Tesouro Nacional.

Participaram da solenidade de assinatura o reitor da UFRGS Carlos Alexandre Netto, o vice-reitor Rui Vicente Oppermann, o pró-reitor de Planejamento, Ário Zimmermann; o Superintendente de Infraestrutura, Alberto Tamagna, o presidente da construtora vencedora da licitação, a Home Engenharia, Claudio Ryff, a diretora do ICBS, Maria Cristina Faccioni e o chefe de Gabinete João Braga de Melo, além de outros representes da Administração Central e professores do Instituto.

“É um momento muito bom para a Universidade, que amplia sua infraestrutura com novas instalações e se qualifica ainda mais para desempenhar suas atividades acadêmicas. Grande satisfação também para mim, que assino como reitor e representante da Universidade e também como professor do ICBS”, declarou o Reitor.

Para construção do prédio, foram dois anos de elaboração do projeto arquitetônico e mais quatro anos para obter licenciamento junto à Prefeitura. “Neste momento, estamos fazendo uma análise aprofundada dos aspectos do projeto estrutural para que a largada da obra ocorra já entre março e abril de 2015”, adiantou o presidente da empresa vencedora da licitação, Claudio Ryff, engenheiro graduado na UFRGS, como fez questão de mencionar.

O novo espaço irá concentrar as atividades de pesquisa de três departamentos: de Farmacologia, de Fisiologia, e de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, com todos os seus laboratórios e toda a parte administrativa tanto desses departamentos quanto das seis pós-graduações do ICBS. As novas instalações irão abrigar ainda salas de aula, biblioteca, auditório e estacionamento para setecentos veículos.

O ICBS é umas unidades mais movimentadas da UFRGS. Lá estão 500 alunos de pós-graduação, além dos estudantes do curso de Biomedicina e de mais 20 graduações da Universidade, incluindo até alunos de cursos não ligados à Saúde, como Música e Pedagogia.

“Com a inauguração do novo prédio, o ICBS terá laboratórios mais adequados à  crescente demanda de pesquisa na unidade, que é bastante desenvolvida, de ponta. O novo espaço nos dará mais condições de incrementar o número de alunos, de fazer mais trabalhos e ter mais publicações”, explicou o diretora do ICBS.

A transferência definitiva do ICBS do antigo prédio na Medicina, na Rua Sarmento Leite, para o Campus da Saúde é um sonho de mais de uma década da comunidade acadêmica, alimentado desde a gestão do professor Hennemann como reitor da UFRGS (2004-2008).

Segundo a diretora do ICBS, no futuro, a meta é construir a outra parte do prédio do Instituto, a Ala Norte, que irá receber o Departamento de Ciências Morfológicas, com seus laboratórios de Citologia, Embriologia e Anatomia, e ainda as aulas práticas do Departamento de Bioquímica, que, por enquanto, estão alocadas na antiga Escola Técnica.

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000