Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Inauguradas oficialmente novas estruturas na Estação Experimental Agronômica

Inauguradas oficialmente novas estruturas na Estação Experimental Agronômica

Centros e equipamentos ampliam e qualificam o ensino, a pesquisa e a extensão em ciências agrárias na UFRGS
20/12/2017 15:55

Galeria de Imagens

No encerramento de um ano marcado por dificuldades orçamentárias, a UFRGS conseguiu celebrar na manhã desta terça-feira, dia 20, a inauguração oficial de espaços e estruturas na Estação Experimental Agronômica (EEA) graças ao comprometimento de professores, técnico-administrativos e alunos e às parcerias com entidades e empresas do setor agropecuário. Em cerimônia realizada na EEA, foram inaugurados um silo secador com capacidade para dois mil sacos, o Centro Integrado de Pesquisa e Extensão em Apicultura, o Centro de Manejo de Ovinos, o Polo Tecnológico de Desenvolvimento em Avaliação Nutricional “Prof. Paulo Roberto Frenzel Mülbach” e o Centro de Manejo de Bovinos de Corte “Prof. Carlos Mozart Marques de Moraes”.

As estruturas ampliam e qualificam as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade. O novo silo secador soma-se a um silo de menor tamanho que já existia na EEA e permite agora desenvolver pesquisas e atividades de ensino e de extensão próprias para este porte de equipamento e também dispensa a necessidade de envio de grãos para armazenagem em silos de cooperativas da região. O Centro de Manejo de Ovinos abriga o projeto de reestruturação do rebanho ovino da EEA desde o ano passado, aumentando o número de animais disponíveis para pesquisas, principalmente estudos comportamentais e observacionais. As atividades relacionadas à apicultura também ganham impulso com o Centro Integrado de Pesquisa e Extensão em Apicultura. As parcerias com a empresa CMPC Celulose Riograndense, com apicultores da região e com outras universidades e entidades permitem a realização de uma série ações de extensão e de projetos de pesquisa, além de atividades de ensino. Um dos projetos de pesquisa contempla o manejo adequado dos apiários por meio da nutrição das abelhas. Em parceria com apicultores e com a UNIPAMPA e com o Departamento de Ciências Farmacêuticas da USP, é feita a caracterização das propriedades nutritivas e medicinais do mel e do pólen.

O Polo Tecnológico de Desenvolvimento em Avaliação Nutricional “Prof. Paulo Roberto Frenzel Mülbach” e o Centro de Manejo de Bovinos de Corte “Prof. Carlos Mozart Marques de Moraes” homenageiam e reconhecem em seus nomes ex-professores da Faculdade de Agronomia. Contemplando diferentes atividades relacionadas à pecuária, o Polo e o Centro têm importante papel na pesquisa, na formação de profissionais e na oferta de educação continuada para um setor da economia nacional que tem responde por 30% do PIB do agronegócio.

O diretor da Faculdade de Agronomia Carlos Alberto Bissani destacou a relevância da EEA não só para a sua unidade acadêmica, mas também para a excelência de diversos projetos da UFRGS. Bissani adiantou que em maio de 2018 será realizada na EEA a 1ª Semana da Agropecuária, com a realização de miniexposições, cursos e dias de campo, consolidando ainda mais as parcerias da Estação e promovendo os resultados das diversas atividades que lá são realizadas. O reitor Rui Vicente Oppermann também reconheceu a importância da EEA e destacou que a geração de conhecimento sobre produção de alimentos é uma estratégia geopolítica. “O Brasil é produtor de alimento de qualidade. Agregamos valor ao alimento por meio da pesquisa, da ciência. Somos produtores de conhecimento para a alimentação”, disse Oppermann.

Também participaram da cerimônia de descerramento das placas a vice-reitoria Jane Tutikian e o diretor e o vice-diretor da EEA, respectivamente Rafael Dionello e Renato Levien, além de membros da Administração Central, representantes das unidades acadêmicas, alunos, professores e técnico-administrativos, familiares dos professores homenageados e parceiros das atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFRGS.

A EEA, inaugurada em 1961, dispõe de uma área de 1,5 mil hectares no município de Eldorado do Sul. Como órgão auxiliar da Faculdade de Agronomia, a Estação é usada para o desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão, além de realização de aulas-práticas, de várias unidades acadêmicas da UFRGS, como a Faculdade de Veterinária, o Instituto de Biociências e o Instituto de Pesquisas Hidráulicas. Confira no canal da UFRGS TV no Youtube o programa Conhecendo a UFRGS sobre a EEA.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000