Você está aqui: Página Inicial Notícias Inaugurado laboratório de matemática Anne Frank

Inaugurado laboratório de matemática Anne Frank

O espaço é uma parceria entre a Escola Estadual Anne Frank e o PIBID Matemática da UFRGS
21/12/2017 20:12

Galeria de imagens

Foi inaugurado, na tarde desta quinta-feira, dia 21, o novo ambiente de ensino de matemática da Escola Estadual Anne Frank. O laboratório de matemática é uma parceria entre o colégio e o PIBID Matemática da UFRGS e contará com recursos de aprendizagens para a matéria, como lousa digital, jogos e materiais manipuláveis. O local servirá de apoio ao ensino de sala de aula e atenderá alunos dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e EJA, com o propósito de ofertar aulas diferenciadas de matemática. Além de servir como espaço de formação continuada dos professores do colégio e de outras escolas.

Na cerimônia de inauguração do laboratório de matemática, Caroline Dal Agnol estudante da UFRGS e bolsista do projeto, lembrou que a concretização do espaço só foi possível pelo forte engajamento do grupo, da coordenação do PIBID UFRGS, da escola e da comunidade. A criação do laboratório partiu dos integrantes do PIBID matemática, que há dois anos desenvolvem projetos ligados ao ensino de matemática no local. A direção da escola abraçou o projeto e cedeu uma sala de aula. O espaço foi totalmente reformado e contou com a ajuda da comunidade, com doação financeira da Instituição Judaica Filhos da Aliança e ainda com recursos arrecados com a venda de rifas.

A coordenadora institucional do PIBID/UFRGS, Roselane Zordan Costella, manifestou a sua preocupação com o possível fim do projeto.  O edital tem prazo de término em fevereiro não há garantia por parte do governo de que será mantido nos mesmos moldes em 2018. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa que oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura para que eles exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação e contribuindo para a melhoria de qualidade dessas escolas. Segundo a professora, o programa desenvolvido pela UFRGS atende diretamente por volta 6.500 alunos e indiretamente quase 20.000 alunos da educação básica pública.

“Há dez anos temos o PIBID e ele vem mostrando que é possível trabalhar a formação dos nossos jovens em conjunto com a formação dos professores das escolas”, apontou o diretor da Faculdade de Educação da UFRGS, Cesar Valmor Machado Lopes. Ainda falou que os maiores beneficiados são estudantes das escolas que recebem uma educação boa e de qualidade. Pediu que o modelo fosse defendido, pois traz bons resultados.

Pela importância e resultados na formação dos estudantes da licenciatura, a coordenadora de Subprojeto Pibid Matemática, Andréia Dalcin colocou que se o programa não permanecer, eles vão continuar com Laboratório em 2018 no modelo de projeto de extensão. O impacto na qualidade dos futuros docentes e no ensino não são os únicos efeitos perceptíveis do programa. Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, Marcus Vinicius de Azevedo Basso, o PIBID ajuda a reduzir os índices de evasão na licenciatura em matemática da Universidade.  “Os estudantes que participam do programa permanecem no curso”, colocou durante a cerimônia.

A diretora e a vice-diretora da Escola Anne Frank, respectivamente, Cláudia Engelke Gonçalves e Zuleiva de Paula Gonçalves agradeceram aos estudantes e professores integrantes do PIBID pela parceria e pela diferença que vem proporcionando na sala de aulas, aumentando interesse dos alunos na aprendizagem. A diretora ainda lembrou que a formação de professores se faz também nas salas de aulas e espera que o projeto continue.

A inauguração contou ainda com a presença dos bolsistas PIBID do laboratório. Professores do Instituto de Matemática da UFRGS e professores e alunos da Escola Anne Frank. Além de representantes da Instituição Judaica Filhos da Aliança.

O Laboratório conta com a colaboração de 6 bolsistas do PIBID Matemática UFRGS - Bruna Sachet, Caroline Dal Agnol, Felipe Santos Ramos, Letícia Diello, Lucas Fhur e Leonardo Sauter -, Professora Terezinha de Oliveira Moura, professora de matemática da Escola e supervisora do projeto, Tales Peixoto, Nícolas Giovane da Rosa, ambos licenciandos em Matemática da UFRGS.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000