Você está aqui: Página Inicial Notícias Inaugurado quadro do ex-reitor Carlos Alexandre Netto

Inaugurado quadro do ex-reitor Carlos Alexandre Netto

06/12/2017 16:43

Galeria de imagens

Em cerimônia realizada na tarde desta quarta-feira, 6, foi inaugurado o quadro do ex-reitor Carlos Alexandre Netto (gestões 2008-2012 e 2012-2016) na galeria de ex-reitores na Sala dos Conselhos da Universidade. Pintado pela artista Mariana Riera a partir de foto da fotógrafa Rochele Zandavalli, o quadro é o 21º exposto na galeria.

Na presença de familiares, amigos, integrantes da Administração Central e diretores e ex-diretores de unidades acadêmicas, Carlos Alexandre ouviu as falas da vice-reitora Jane Tutikian e do reitor Rui Vicente Oppermann. Jane Tutikian destacou a forma ética, transparente e amiga que marcou a passagem de Netto como reitor da UFRGS. Oppermann salientou a amizade e a admiração que se consolidaram ao longo dos anos em que foi vice-reitor ao lado de Carlos Alexandre na Reitoria e também destacou a forma como o ex-reitor conduziu seu trabalho: “Alex é um verdadeiro líder, porque sabe dividir e trabalhar junto. Sua gestão foi um exemplo de democracia republicana”, disse o atual reitor. Rui Oppermann destacou ainda que o período em que Carlos Alexandre foi reitor foi profícuo para a UFRGS, mas não simplesmente porque havia “uma benesse orçamentária”, mas sim porque foram realizações pensadas, planejadas e muito trabalhadas por “uma mente brilhante”, completou, se referindo à capacidade de planejamento e de gestão do colega.

Carlos Alexandre Netto agradeceu aos docentes e técnico-administrativos que atuaram com ele na gestão da UFRGS por oito anos e salientou o trabalho conjunto e o comprometimento que permitiram a transformação da Universidade naquele período. “A UFRGS se transformou, se tornou maior, mais inclusiva, mais diversa e tolerante e ampliou sua qualidade”, disse. Netto afirmou ainda que tem grande satisfação por ter contribuído para o crescimento da Universidade e por ter conduzido a expansão acadêmica e implantado o Programa de Ações Afirmativas sem comprometer a excelência da UFRGS. Ao se referir ao atual momento de corte no orçamento federal e de ameaça à universidade pública, Netto disse ter certeza de que a UFRGS continuará resistindo.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000