Você está aqui: Página Inicial Notícias Iniciadas atividades de inauguração do Centro de Estudos Europeus e Alemães

Iniciadas atividades de inauguração do Centro de Estudos Europeus e Alemães

Congresso acadêmico reuniu na UFRGS pesquisadores alemães, brasileiros e argentino para debate sobre os desafios atuais da ciência
10/04/2017 12:52

Galeria de imagens

A UFRGS acolheu na manhã desta segunda-feira, dia 10, o Congresso Acadêmico Comemorativo da Inauguração do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA – UFRGS/PUCRS). O evento, realizado na Sala II do Salão de Atos, abordou os desafios atuais da Ciência, com a presença de conferencistas de universidades alemãs e comentários finais do professor Juan Cerdera, da Universidade de Buenos Aires. As conferências foram realizadas por Wolfgang Neuser (Kaiserslautern), Peter-Christian Müller-Graff (Heidelberg) e Christoph Enders (Leipzig), que abordaram respectivamente os seguintes temas: Conhecimento na sociedade do conhecimento – saberes individuais ao coletivo; A Carta de Direitos Europeia; e Dignidade da Pessoa Humana na Ordem Constitucional.

A coordenadora do Congresso, a professora da UFRGS Clarissa Baeta Neves, falou na abertura do evento sobre a histórica colaboração acadêmica que UFRGS e PUCRS mantêm com instituições alemãs, destacando o esforço dos pesquisadores das duas universidades para viabilizar a vinda do CDEA para Porto Alegre. A professora da Faculdade de Direito Cláudia Lima Marques, coordenadora do CDEA, usou a metáfora de um farol para falar sobre o centro. Segundo ela, a base que forma os primeiros andares do farol é a cooperação de muitos anos das duas universidades com a Alemanha, e o ápice da edificação é a luz que ilumina o espaço para novas descobertas nas Ciências Humanas e Sociais. O Centro reúne 58 pesquisadores de 20 programas de pós-graduação da UFRGS e da PUCRS que se dedicam a trabalhar com temas relacionados a globalização, desenvolvimento sustentável e diversidade cultural. O vice-coordenador do CDEA, professor da PUCRS Draiton Gonzaga, destacou que a vinda do CDEA para Porto Alegre se baseou na qualidade do que já é realizado pelas duas universidades e afirmou que o Centro oficializa ainda mais esta antiga parceria.

No final da manhã, o reitor Rui Vicente Oppermann e a vice-reitora Jane Tutikian compuseram a mesa de encerramento do evento ao lado do vice-presidente do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), Joybrato Mukherjee. O DAAD é co-fundador de mais 19 centros de estudos alemães pelo mundo e do CDEA em Porto Alegre, que é o primeiro localizado no Hemisfério Sul.

O reitor Rui Oppermann resgatou em sua fala o esforço de um grupo grande de pesquisadores da UFRGS e da PUCRS que trabalhou para trazer o CDEA para Porto Alegre e destacou o empenho do ex-reitor Carlos Alexandre Netto neste processo. Oppermann manifestou sua satisfação e otimismo com as possibilidades de novos estudos acerca de temas de grande relevância no atual contexto mundial. Ao final do Congresso, os participantes foram convidados a assistir a uma apresentação do grupo vocal De Vez em Canto, sobre 100 anos de música brasileira. À tarde ocorre na PUCRS a inauguração das instalações do Centro.

Recepção ao vice-presidente do DAAD

Vice-presidente do DAAD, Mukherjee, falou sobre áreas estratégicas para o intercâmbio acadêmico da Alemanha - Foto: Rochele Zandavalli

Ao final da manhã, o vice-presidente do DAAD - Alemanha, Joybrato Mukherjee, foi recepcionado pelo reitor Rui Vicente Oppermann e pela vice-reitora Jane Tutikian, no Salão Nobre da reitoria. Além de esclarecer aspectos relativos ao funcionamento do Centro Alemão, especialmente vinculados à interação com a iniciativa privada, o encontro também apontou áreas em que a Alemanha tem interesse em desenvolver parcerias, em função de sua tradição em pesquisa com tecnologia e engenharia. Oppermann falou que a UFRGS vive grande expectativa com o CDEA, como um desafio institucional que abrirá oportunidades para pessoas jovens interagiram com as estruturas alemãs. Mukherjee, que estava acompanhado pela diretora do DAAD Brasil, Martina Schulze, reforçou o entendimento de que o CDEA surge justamente para dar caráter institucional às iniciativas de internacionalização desenvolvida no âmbito de pesquisas individuais. O vice-presidente do órgão alemão, que é a maior organização financiadora de intercâmbios para estudantes e pesquisadores, apontou a UFRGS como uma parceira estratégica.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000