Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Inscrições abertas para Seminário Internacional Cultura e Desenvolvimento Local

Inscrições abertas para Seminário Internacional Cultura e Desenvolvimento Local

Evento debate a relação cultura, gestão e política na promoção do desenvolvimento
04/10/2011 16:05

O papel da cultura na construção de alternativas viáveis para o desenvolvimento será destaque durante o Seminário Internacional Cultura e Desenvolvimento Local, que acontece na UFRGS, entre os dias 25 e 27 de outubro. Estudantes, profissionais e pesquisadores do Brasil e de vários países participam do evento, que debate a relação cultura, gestão e política na promoção do desenvolvimento local. Realizado pelo Departamento de Difusão Cultural da Universidade, a Prefeitura de Porto Alegre e parceiros, o seminário terá atividades presenciais e poderá ser acompanhado também pela plataforma virtual. As inscrições para o evento estão abertas.

A abertura oficial do evento ocorre na terça-feira, dia 25, às 19 horas, na Reitoria da UFRGS, com a participação do reitor Carlos Alexandre Netto, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; a pró-reitora de Extensão, Sandra de Deus; além de autoridades ligadas à cultura. A atividade inicial será a conferência “Introdução aos direitos culturais e sua relação com as politicas culturais nacionais”, com Edwin R. Harvey, Cátedra UNESCO Direitos Culturais, Universidade de Palermo, Buenos Aires-Argentina e os debatedores Sergius Gonzaga, Secretário Municipal da Cultura e a pró-reitora Sandra de Deus.

Serão abordados temas variados como Agenda21 da Cultura, equipamentos culturais e desenvolvimentos comunitários, relação cultura e turismo no desenvolvimento sustentável, indústrias criativas, além de formação e trabalho em cultura. A partir das atividades presenciais e das informações disponíveis no site – como artigos, arquivos de imagem, áudio e vídeo, além da postagem de comentários – pretende-se gerar novos olhares e novas formas de pensar as políticas culturais.

Participam do evento representantes do Ministério da Cultura, Associação Brasileira de Museologia, Centro Cultural Estación Mapocho (Santiago- Chile), Patrimonia Consultores ( Chile ), Universidades Federais, Observatorio de Industrias Creativas (Buenos Aires- Argentina),  entre outros.

Os encontros presenciais ocorrem no segundo andar da Reitoria da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Campus Centro). Para saber a programação completa e realizar inscrições basta acessar o site do seminário.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000