Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Inscrições para o SiSU começam nesta terça-feira, dia 6 de abril

Inscrições para o SiSU começam nesta terça-feira, dia 6 de abril

UFRGS oferece 1.691 vagas no processo. Interessados devem acessar www.sisu.mec.gov.br até sexta-feira, dia 9 de abril
05/04/2021 15:04

Começa nesta terça-feira, dia 6 de abril, o período de inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), unicamente pelo site disponibilizado pelo Ministério da Educação: www.sisu.mec.gov.br. Os interessados em participar do processo seletivo devem utilizar a nota do Enem 2020, aplicado no início deste ano. A UFRGS oferece 1.691 vagas (para os semestres de ingresso 2021/1 e 2021/2), que podem ser consultadas em bit.ly/vagasufrgs21. Para concorrer a uma dessas vagas, o candidato deve ter o mínimo de 450 pontos em cada bloco de provas objetivas e 500 pontos na redação. Não há taxa de inscrição, e o prazo para se inscrever segue até sexta-feira, dia 9 de abril.

Consulte o Edital 01/2021 - Processo Seletivo SiSU

Os cursos com maior disponibilização de vagas são: Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) - Noturno: 63 vagas; Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia – Litoral: 54; Administração – Noturno e Engenharia Civil: 48 em cada um; além de Ciências Contábeis, Ciências Jurídicas e Sociais (Direito) Diurno e Medicina, com 42 vagas para cada curso. O ordenamento, com as notas de ingresso em anos anteriores, pode ser consultado no link bit.ly/ufrgsord. O curso de Música não oferece vagas no SiSU devido à prova de habilitação específica necessária para ingresso nessa graduação.

Os pesos das provas para cada curso estão no Termo de Adesão da UFRGS ao SiSU 2021. Devido aos atrasos causados pela pandemia de covid-19, o ano letivo de 2020 na Universidade se estenderá até 29 de maio, e ainda não houve definição sobre as datas relativas ao semestre acadêmico 2021/1.

As vagas para ingresso via SiSU correspondem a 30% do total oferecido nos cursos de graduação da Universidade. Os demais 70% estão reservados para o Concurso Vestibular, que permanece com data de aplicação suspensa, conforme decisão do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Ações Afirmativas

Do total de vagas pelo SiSU, 823 são de ampla concorrência, e 868 se destinam às modalidades de ações afirmativas. A UFRGS possui oito modalidades de vagas direcionadas exclusivamente para aqueles que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública brasileira, contando com reservas por critérios étnico-raciais, de renda e para pessoa com deficiência.

Utilize o simulador de cotas para saber em qual modalidade de ação afirmativa é possível concorrer

O candidato deve ler com atenção, no Edital, os requisitos necessários e a documentação comprobatória de cada ação afirmativa, pois o não cumprimento das exigências leva à perda da vaga. Saiba quais são as modalidades do Programa de Ações Afirmativas na UFRGS. A lista completa de vídeos sobre ações afirmativas está em: https://www.youtube.com/playlist?list=PLpAX5_LAj2_N0WbRZB10FmAEUfiZ3WFHR

 

 

Processos de matrícula

Os aprovados na Chamada Regular, prevista para 13 de abril, devem enviar os documentos pelo Portal do Candidato (primeira etapa de matrícula) no período de 14 de abril (a partir das 14h) a 19 de abril (até as 23h59). A documentação enviada deve ser completa e estar de acordo com a modalidade de ingresso de aprovação do candidato. O não envio dos documentos nesta etapa leva à perda da vaga. Após o envio, o ingressante deve seguir acompanhando a análise da documentação pelo Portal do Candidato e se apresentar para a etapa definitiva de matrícula, às vésperas do início do semestre de ingresso.

Os ingressantes pelas cotas raciais devem estar atentos à publicação das listagens de convocação para verificação da autodeclaração étnico-racial e das sessões de verificação presencial da autodeclaração étnico-racial, que serão divulgadas em https://www.ufrgs.br/verificacaoautodeclaracao. O calendário com as datas dos chamamentos para ocupação de vagas remanescentes, das listagens de convocação para verificação da autodeclaração étnico-racial e das sessões de verificação presencial da autodeclaração étnico-racial será divulgado posteriormente no site www.ufrgs.br, assim que houver condições sanitárias que possibilitem a retomada dessas atividades. Mais informações estão no Portal Ingresso www.ufrgs.br/ingresso e no site www.ufrgs.br/sisu

Consulte o Edital e o Termo de Adesão ao SiSU

Veja também:

UFRGS oferece 1.691 vagas no SiSU 2021

Divulgado o edital referente às vagas da UFRGS no SiSU 2021

Simulador de cotas UFRGS

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000