Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Instalado na UFRGS simulador 3D de cirurgia otorrinolaringológica

Instalado na UFRGS simulador 3D de cirurgia otorrinolaringológica

Equipamento disponível em laboratório do Departamento de Ciências Morfológicas é o primeiro na América Latina
06/06/2018 15:49

Estudantes e pesquisadores da UFRGS contam com uma nova tecnologia para treinamento de dissecção e de cirurgia otorrinolaringológica, instalada nesta semana no Laboratório de Investigação Médica de Neuroanatomia, Otorrinolaringologia e Cabeça e Pescoço do Departamento de Ciências Morfológicas. Trata-se do Voxel-Man ENT, um simulador que combina um módulo Temporal para dissecção dos ossos temporais, associado a imagens em três dimensões e a exames de tomografia computadorizada, e um módulo Sinus para dissecção e cirurgia endoscópica dos seios paranasais associado a exames de tomografia computadorizada. Com base na realidade virtual e na robótica, o equipamento oferece uma aparência próxima à intervenção real.

Segundo o fabricante do simulador, a empresa alemã de equipamentos para a educação médica Voxel-Man, este é o primeiro deste tipo disponível na América Latina. Na Europa e nos Estados Unidos há cerca de 100 unidades instaladas. Para uso em atividades da graduação e da pós-graduação na UFRGS, o Voxel-Man ENT permite obter uma compreensão completa da anatomia e das abordagens cirúrgicas em um ambiente seguro. O professor Geraldo Pereira Jotz, do Departamento de Ciências Morfológicas, explica que o equipamento é ferramenta de treinamento de dissecção anatômica na abordagem de estruturas nobres do corpo humano, como a área do osso temporal e dos seios paranasais, distinguindo vasos e nervos, dentre outras estruturas, no interior das cavidades. Na simulação, é possível sentir até a consistência do material como se fosse uma intervenção real. O simulador permite também que o aluno acompanhe sua evolução, gravando suas interações com a máquina e apresentando uma análise do seu desempenho.

Na manhã desta quarta-feira, 6, foi realizada uma breve apresentação do Voxel-Man ENT com a presença do chefe de Gabinete João Roberto Braga de Mello; da diretora e do vice-diretor do Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) Ilma Simoni Brum da Sila e Marcelo Lazzaron Lamers; de professores do ICBS e do executivo da Voxel-Man, Andreas Pommert, que veio acompanhar a instalação do simulador na UFRGS. Os professores Jotz e Joel Lavinsky fizeram uma demosntração das principais funciionalidades disponíveis.

A UFRGS realizou uma licitação internacional para aquisição do simulador depois da aprovação de emenda parlamentar dos então deputados federais Nelson Marchezan Júnior e Luis Antonio Franciscatto Covatti Filho que garantiu os recursos necessários, de US$ 53 mil. Conforme o professor Jotz, as tratativas para que a UFRGS tivesse este equipamento iniciaram há mais de dois anos. Além das vantagens no processo de aprendizado, o Voxel-Man também proporcionará economia em peças anatômicas.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000