Você está aqui: Página Inicial Notícias Instituto de Letras inaugura laboratório para ensino de línguas

Instituto de Letras inaugura laboratório para ensino de línguas

Espaço foi viabilizado por parceria entre a UFRGS, a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) e o Grupo +Unidos
07/04/2017 17:54

Galeria de imagens

Foi inaugurado na tarde desta sexta-feira, 7 de abril, o Laboratório de Línguas do programa Idiomas sem Fronteiras da UFRGS. Localizado no prédio de salas de aula do Instituto de Letras, o espaço conta com 21 computadores com softwares específicos para o ensino de línguas, e será utilizado, prioritariamente, para atividades do Idiomas sem Fronteiras, mas também estará disponível para aulas da graduação e para aplicação de testes, como o Toefl, exame que tem o objetivo de avaliar o a proficiência em inglês, e o Celpe-Bras, que possibilita a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros.

O laboratório foi viabilizado por uma parceria entre a UFRGS, a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC) e o Grupo +Unidos, organização composta pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, e por empresas estadunidenses sediadas no país. O grupo foi o responsável pela aquisição dos equipamentos e softwares.

Na cerimônia de inauguração e descerramento da placa, a coordenadora-geral do Idiomas sem Fronteiras na UFRGS Simone Sarmento ressaltou que o programa já atendeu a milhares de alunos e servidores por meio de aulas online e presenciais e de aplicação do Toefl. Ressaltou também a importância do projeto e do novo laboratório para todo o processo de internacionalização da Universidade.

O papel do ensino de idiomas para o processo de internacionalização também foi enfatizado pela presidente do Idiomas sem Fronteiras na Secretaria de Educação Superior do MEC, Denise de Abreu e Lima. “O programa tem trazido muitos benefícios e aberto muitas portas no ensino da língua estrangeira e na internacionalização”, afirmou. Segundo ela, esse foi o sexto laboratório inaugurado na parceria entre o MEC e a +Unidos, e outros quatro devem ser entregues ainda neste ano.

“Espero que esta parceria extremamente profícua continue por muitos e muitos anos. Parcerias como esta com a +Unidos são essenciais. Ainda mais em tempos como o que estamos atravessando, de tormenta do ponto de vista econômico”, destacou a vice-reitora Jane Tutikian. Ao relembrar, como professora e ex-diretora do Instituto de Letras, sua participação em todo o processo que levou a implantação do laboratório, celebrou a ocasião e a importância do ensino de línguas para a Universidade: “Não há internacionalização – e a internacionalização é mais necessária do que nunca – se não houver ensino de línguas e se não tiver um Instituto de Letras”.

Também estiveram presentes na cerimônia, o secretário de Relações Internacionais Nicolas Maillard, o cônsul dos Estados Unidos para o Rio Grande do Sul John Jacobs, o diretor do Instituto Letras Sergio Menuzzi e o gerente-executivo do Grupo +Unidos Augusto Corrêa.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000