Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Instituto de Matemática e Estatística abre comemorações dos 60 anos

Instituto de Matemática e Estatística abre comemorações dos 60 anos

Eventos durante todo o ano marcam a passagem da data
15/04/2019 14:47

Galeria de Imagens

Nesta sexta-feira, dia 12 de abril, foi realizada cerimônia alusiva aos 60 anos de criação do Instituto de Matemática e Estatística (IME). Em atividade desde 1959, a Unidade atua na formação de professores e de profissionais, além de ofertar disciplinas, em todos os níveis, para os diversos cursos da Universidade. A solenidade, realizada no auditório do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (ILEA), contou com as presenças do reitor, Rui Vicente Oppermann; do secretário estadual de Ciência Tecnologia e Inovação, Luís da Cunha Lamb; do diretor do IME, Elismar Oliveira; e da representante da comissão das comemorações do aniversário do Instituto, Liane Werner.

A representante da comissão organizadora do aniversário do IME fez referência à serie de atividades que serão promovidas durante o ano e indicou três propósitos: resgate do passado, reflexão sobre o presente e perspectivas para o futuro. O diretor do IME enfatizou que a celebração deve ser de valorização das pessoas que passaram e que estão no Instituto e ainda trouxe números que indicam a ampliação na Pesquisa, no Ensino e na Extensão ao longo dos anos. O reitor reforçou que o ensino de matemática é um dos pilares da educação e que matemática e estatística são importantes nas grandes descobertas e nas inovações científicas.

Ao fim da solenidade, os convidados se dirigiram ao IME para o descerramento da placa comemorativa. Durante o ano, o IME realiza uma série de eventos intitulada “60 com café”, em que são realizadas conferências especiais a partir de temas de interesse da comunidade. A primeira edição foi realizada nesta sexta-feira, tendo como convidado o secretário Luís da Cunha Lamb. A programação completa está no site.

História

Criada em 1959, como Instituto de Matemática, a Unidade vem acumulando ampliação de atividades desde então. Em 1971 foram criados os departamentos de Matemática Pura e Aplicada e de Estatística. O ensino de pós-graduação tomou impulso em 1977, com a criação do Curso de Pós-Graduação em Matemática. Começa em 1978 o pioneiro curso de Bacharelado em Estatística do Rio Grande do Sul. No ano de 1985, o Instituto foi transferido para o Campus do Vale.

Uma maior oferta de cursos ocorreu em 1990 na graduação e em 1995 na Pós-Graduação. O ano de 1995 também marca o início do curso noturno da Licenciatura em Matemática. No ano de 2001 ocorrem dois grandes feitos: a reorganização das atividades da Pós-Graduação em programas específicos e a autorização de funcionamento do curso em nível de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada. O ano de 2004 marca a criação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática, que abriga o mestrado profissionalizante do IME. Apenas recentemente, em 2015, a Unidade ganha o nome atual: Instituto de Matemática e Estatística.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000