Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Israel Baumvol é reconhecido como Pesquisador Emérito do CNPq

Israel Baumvol é reconhecido como Pesquisador Emérito do CNPq

Professor construiu sua trajetória de pesquisa no Instituto de Física da UFRGS
17/05/2018 10:51

O professor Emérito da UFRGS Israel Baumvol recebeu do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) o título de Pesquisador Emérito. A cerimônia de entrega do prêmio ocorreu dia 9 de maio, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Formado em Física pela UFRGS em 1971, Israel Baumvol possui mestrado (1974) e doutorado (1977) na mesma instituição, onde atuou como professor desde o doutoramento até sua aposentadoria. Em 2011 recebeu o título de Professor Emérito da Universidade.

De acordo com a proposta de concessão do título de professor Emérito da UFRGS, Israel praticou de maneira ímpar o trinômio formado por ensino, pesquisa e extensão. “No ensino, destaca-se especialmente pela orientação de numerosos e qualificados estudantes de pós-graduação. Sua ligação com a pesquisa instrumental remonta ao ingresso como docente na UFRGS, tendo criado vários métodos e fundado diferentes laboratórios. Na extensão universitária, o professor Israel destaca-se por frutíferas atividades de cooperação com o setor produtivo. Como mostra do pleno e amplo exercício do papel de educador por parte do professor Israel, cabe ressaltar que a extensão junto à indústria, consequência de seu trabalho de pesquisa, constituiu importante credencial para o início, neste 2010, do curso de bacharelado em Engenharia Física”

Mais informações sobre a trajetória do professor podem ser acessadas no livro dos Eméritos da UFRGS.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000