Você está aqui: Página Inicial Notícias Jairton Dupont recebe título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Murcia

Jairton Dupont recebe título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Murcia

Professor do Instituto de Química foi homenageado pela instituição espanhola
16/11/2017 14:45

O professor do Instituto de Química da UFRGS Jairton Dupont recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Murcia, na Espanha. A homenagem ocorreu na quarta-feira, 15 de novembro, em cerimônia na instituição espanhola.

Referência mundial na área da química sustentável, a originalidade e a criatividade do trabalho de Dupont foram destacadas pelo decano da Faculdade de Química da Universidade de Murcia Pedro Lozano, que ressaltou também sua contribuição para o nascimento da química verde no final do século XX.

Em seu discurso, Dupont chamou a atenção para o negacionismo que impera hoje na sociedade, "exibido por indivíduos que optam por negar a realidade para evitar uma verdade desconfortável". O professor ressaltou que é alarmante o crescimento dos negacionistas da ciência, dos defensores do criacionismo, dos que negam a mudança climática, dos que dizem não às vacinas e, até mesmo, de pessoas que difundem que a terra é plana. "As universidades e os universitários devem defender com firmeza e orgulho como o conhecimento e a geração do conhecimento foram, são e serão a essência da nossa qualidade de vida", afirmou. "Estamos em um momento muito semelhante ao vivido na época de Galileu", disse ele, defendendo que a ciência é a única coisa que pode nos levar a um futuro melhor.

* Com informações na Universidade de Murcia

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000