Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Jane Tutikian: patrona participativa e feliz

Jane Tutikian: patrona participativa e feliz

Diretora do Instituto de Letras, a professora de Literatura foi escolhida como a madrinha da Feira do Livro de Porto Alegre.
06/10/2011 11:17

Doutora em Literatura Comparada e diretora do Instituto de Letras da UFRGS, a professora Jane Tutikian é a patrona da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, que começa em 28 de outubro e segue até o feriado de 15 de novembro. Jane lança uma coletânea de contos inédita nesta edição, para além de tantas outras que já publicou individualmente (como por exemplo Pessoas, de 1987, e A rua dos secretos amores, de 2002) e das que participou com outros autores (Contos de abandono, 2009; Contos comprimidos, 2008).

As novelas infanto-juvenis também são uma marca em sua obra, como A cor do azul, que lhe rendeu um prêmio Jabuti em 1984. “Ganhar o mais importante prêmio da literatura brasileira é difícil”, desabafa a professora. Como era sua segunda publicação em livro (a primeira foi a coletânea Batalha Naval em 1981), e ela era uma jovem escritora, a distinção não esperada naquele momento provocou reflexão e pressão.

Em sua sexta indicação para o posto, essa é uma patrona que deve deixar a marca do sorriso para a edição de 2011. “Quero passar a imagem de uma patrona participativa e feliz, que incentivou a leitura e que curtiu muito toda a Feira.” Para isso, ela promete abandonar o salto para caminhar pelo evento em todos os dias de realização, comparecendo ao Instituto de Letras só no turno da manhã neste período. A íntegra do Perfil de Jane Tutikian poderá ser lida na edição de outubro do Jornal da Universidade.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000