Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Jornal da Universidade recebe prêmio por reportagem sobre inclusão de PcDs

Jornal da Universidade recebe prêmio por reportagem sobre inclusão de PcDs

Matéria foi publicada na edição de junho deste ano e aborda a realidade dos alunos com deficiência da UFRGS
14/12/2018 09:37

O Jornal da Universidade recebeu, nesta quarta-feira (12), o prêmio Rui Bianchi da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão ligado ao governo de São Paulo. A reportagem Barreiras Transponíveis, publicada na edição de junho de 2018, é de autoria do jornalista Felipe Ewald e ficou em 2º lugar na categoria impresso.

A matéria aborda a realidade dos alunos com algum tipo de deficiência na UFRGS, sobretudo depois que a Universidade passou a reservar 25% de suas vagas a pessoas com deficiências. No primeiro semestre de 2018, ingressaram 48 candidatos, sendo 26 com deficiência física, 12 com deficiência visual, oito com deficiência auditiva e dois com transtorno do espectro autista. As fontes selecionadas relatam os desafios enfrentados em seu cotidiano e o que é preciso ser feito para que eles participem das atividades acadêmicas como os demais discentes. O texto completo está disponível em: https://bit.ly/2DtqhSC

O Prêmio de Jornalismo Rui Bianchi destaca, desde 2013, autores de matérias jornalísticas que tratem de temáticas relativas a pessoas com deficiência em suas diferentes dimensões, sobretudo no que se refere a seus direitos. O nome do troféu homenageia o ativista falecido em 2001 que militava em favor das causas desses grupos.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000