Você está aqui: Página Inicial Notícias José Vicente Tavares dos Santos é o próximo palestrante do Conferências UFRGS

José Vicente Tavares dos Santos é o próximo palestrante do Conferências UFRGS

Professor abordará o tema “Educação superior face aos desafios sociais na América Latina e no Caribe”
11/09/2017 15:02

O professor do Departamento de Sociologia da UFRGS José Vicente Tavares dos Santos é o próximo palestrante do ciclo Conferências UFRGS 2017. Com o tema “Educação superior face aos desafios sociais na América Latina e no Caribe”, a atividade ocorre na próxima quarta-feira, 13 de setembro, às 19h, no Salão de Festas da Reitoria (Av. Paulo Gama, 110 – 2º andar).  Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrições.

A conferência parte do princípio de que o século XXI está sendo marcado por metamorfoses da sociedade e dos saberes. “As novas questões sociais mundiais revelam sua emergência em um espaço-tempo marcado pela heterogeneidade, pela diversidade e pela conectividade. As relações entre o local, o nacional e o mundial são interativas, convergentes e contraditórias a um só tempo. Tal diversidade, indeterminação e multicausalidade impõem desafios novos aos saberes científicos e às humanidades”, comenta Santos.

Segundo o professor, a universidade tem que responder a novas faces da sociedade, espacialidades cruzadas e temporalidades emaranhadas, com um vigor de pesquisa, traduzida em ensino e com novas estratégias de extensão. “Sobretudo, trata-se de estabelecer um diálogo fecundo entre o conhecimento científico e o senso comum de modo a ampliar o conhecimento social sobre as estruturas, os processos e as trajetórias de transformação da sociedade”, salienta. Ao mesmo tempo, alerta ele, a universidade precisa alterar seu modo de produção de conhecimento pela interdisciplinaridade, pela complementariedade da pesquisa básica e aplicada e pela construção de uma cidadania com vistas a alcançar outro patamar civilizatório mundial.

José Vicente Tavares dos Santos é diretor do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados (Ilea) da UFRGS; sociólogo (UFRGS, 1971); mestre em Sociologia (Universidade de São Paulo, 1977); e doutor em Sociologia (Doctorat d´Etat, Université de Paris X, Nanterre, 1987). Professor titular do Departamento de Sociologia e dos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Políticas Públicas da UFRGS; membro do Conselho Universitário da UFRGS; pesquisador do CNPq (nível IA). Presidente do RC-29 “Social Control and Deviance” da ISA – Associação Internacional de Sociologia (2014-2018); coordenador do GT Violência, Segurança e Cidadania do CLACSO – Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (2013-2018); e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e da Associação Latino-americana de Sociologia (Alas).

programação das Conferências UFRGS estende-se até janeiro de 2018, com um total de 11 encontros. Os temas contemplados têm relação com os eixos da CRES 2018 e serão abordados por professores da UFRGS de diferentes áreas do conhecimento. O objetivo é contribuir institucionalmente para a construção da agenda preparatória dos países da América Latina e do Caribe para a próxima Conferência Geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Esta agenda será debatida pelas universidades latino-americanas e caribenhas na CRES 2018, em junho do próximo ano na cidade argentina de Córdoba.

 

 

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000