Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Lançada a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais

Lançada a Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais

Formada por deputados federais e senadores, a aliança reúne ações em defesa do ensino superior público, gratuito e de qualidade
24/04/2019 16:51

 

Por iniciativa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), foi lançada nesta quarta-feira, dia 24 de abril, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília, a Frente Parlamentar Mista pela Valorização das Universidades Federais, com o objetivo de conhecer, debater, propor e avaliar projetos de interesse das universidades e do País. Reitores e representações da União Nacional de Estudantes (UNE), da Associação Nacional de Pós-Graduandos, da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra), do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), entre outros, estiveram presentes na cerimônia.

O reitor da UFRGS, Rui Oppermann, destacou que constituição dessa mobilização na atual legislatura “assume uma importância ainda maior no momento em que as Universidades Federais estão sofrendo restrições orçamentárias que comprometem o custeio, além da fragilização de sua gestão pela eliminação de funções gratificadas”. Oppermann também ressaltou o momento atual de ataques às IFES: “Há uma tentativa de desqualificar as universidades públicas como produtoras de conhecimento, tecnologias e inovação. Mas a verdade é que 95% das pesquisas são produzidas nessas instituições, sendo as federais as que mais contribuem para esse quadro”.

Com uma proposta suprapartidária, a Frente reúne ações conjuntas de parlamentares em defesa do ensino superior público, gratuito e de qualidade, como patrimônio e direito de todos os brasileiros, como ferramenta de superação das desigualdades regionais e como espaços propícios para o desenvolvimento do Brasil. Deputados e senadores integrantes da mobilização enxergam as Universidades Federais como importantes locais de pesquisa.

Proposta de atuação da Frente

Entre os objetivos da atuação estão: acompanhar ações governamentais e institucionais voltadas às Universidades Federais, dar celeridade à liberação de recursos financeiros e orçamentários de programas e políticas públicas para essas instituições, promover e participar de debates públicos relacionados às demandas das IFES, apresentar proposituras, entre outros. Essa participação também é enfatizada pelo reitor da UFRGS: “Teremos uma importantíssima aliada em defesa das Universidades Federais, inclusive na busca de estabelecer diálogo com o Governo Federal para que se assegure a participação essencial das Federais no desenvolvimento do País”, declara Oppermann.

A coordenação colegiada é formada pelas deputadas Margarida Salomão (MG), Alice Portugal (BA) e pelos deputados Danilo Cabral (PE), Túlio Gadêlha (PE) e Edmilson Rodrigues (PA). Margarida Salomão é ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Confira o vídeo de apresentação, elaborado pelo Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom/ANDIFES):

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000