Você está aqui: Página Inicial Notícias Lançada pedra fundamental do Centro Integrado de Tecnologia da Informação

Lançada pedra fundamental do Centro Integrado de Tecnologia da Informação

Com a obra, UFRGS e HCPA unirão suas infraestruturas de tecnologia da informação
13/08/2012 12:31

Galeria de Imagens

A UFRGS e o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) lançaram na manhã de hoje, segunda-feira, dia 13, junto ao Hospital de Clínicas (Ramiro Barcelos, 2350), a pedra fundamental do Centro Integrado de Tecnologia da Informação (CITI). O projeto unifica as estruturas de informática do Centro de Processamento de Dados (CPD) e Centro Nacional de Supercomputação (CESUP) da UFRGS e da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação (CGTI) do Hospital de Clínicas. O prédio de 6.811m2 e seis andares tem previsão de entrega para 2014 e será localizado entre o hospital e o CPD-UFRGS.

A solenidade foi conduzida pelo reitor da UFRGS, Carlos Alexandre Netto, e pelo presidente do HCPA, Amarilio Viera, com as presenças do vice-reitor Rui Vicente Oppemann; do secretário adjunto de Saúde, Elemar Sand; do diretor-presidente da Procema, André Imar e do diretor de Inclusão Digital da Secom/RS, Gerson Barrey. Também prestigiaram a solenidade as diretoras do CPD/UFRGS, Jussara Porto, do CESUP/UFRGS, Denise Ewald, a coordenadora de TI/HCPA, Maria Luiza Malvezzi, além de professores e funcionários das duas instituições.

Primeiro datacenter verde do Rio Grande do Sul, o CITI “irá ampliar significativamente a capacidade de processamento e armazenamento de dados do Hospital de Clínicas, possibilitando avançar na excelência do ensino, pesquisa e atendimento da população”, conforme disse Amarilio Vieira, presidente do HCPA.

Em sua fala, o Reitor destacou o pioneirismo da obra, que será um dos maiores centros de processamento de dados mantidos por universidades e hospitais universitários da América Latina. “Representará um salto de qualidade na gestão de tecnologia da informação, que permitirá, por exemplo, que nossos pesquisadores desenvolvam novos projetos, beneficiando toda a sociedade gaúcha”, afirmou.

Sobre o CITI

O Centro Integrado visa a otimizar recursos, com o compartilhamento das estruturas de administração, manutenção e segurança. A construção vai seguir os preceitos dos “Prédios Verdes” e da “TI Verde”, isto é, buscar a sustentabilidade e a economia. Assim, haverá gerenciamento térmico aperfeiçoado, escolha de materiais visando a minimizar o impacto no ambiente e reaproveitamento de recursos, como a água da chuva. Além disso, o prédio tem automação em portas, elevadores e iluminação, e os sistemas de alimentação elétrica e conexões de rede serão completamente duplicados, para garantir o funcionamento ininterrupto.

O CITI vai abrigar os serviços informatizados de ensino, pesquisa, extensão e administração da UFRGS; o fluxo de informações administrativas e médicas do HCPA; um dos principais pontos de conexão de internet da cidade; e a infra-estrutura de processamento de alto desempenho (supercomputador) da UFRGS, utilizada por pesquisadores de todo o país. A construção do CITI tem participação da Petrobras, que terá instalado no prédio um laboratório de pesquisa.

Saiba mais no hotsite do CITI (http://www.ufrgs.br/citi).

 

UFRGS Notícias nas redes sociais:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000