Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Leituras obrigatórias do Vestibular da UFRGS são tema de sarau na Feira do Livro

Leituras obrigatórias do Vestibular da UFRGS são tema de sarau na Feira do Livro

08/11/2018 16:57

O sarau Vozes femininas dissonantes: Florbela Espanca e Maria Firmina dos Reis apresentou interpretações dramáticas e comentadas de obras que fazem parte das leituras obrigatórias do vestibular da UFRGS de 2019, nesta quinta-feira, 8, na Biblioteca do Clube do Comércio. Participaram da atividade as atrizes Thuanie Cigarian e Mayura Matos, a mestra em literatura Roberta Flores Pedroso e a professora do Instituto de Letras Márcia Ivana de Lima e Silva. O evento foi promovido pelo Jornal da Universidade e fez parte da programação da 64ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre. A atividade teve um público de cerca de 50 pessoas.

Para a professora Márcia, é de extrema importância que a literatura dessas mulheres venha a público. “Os leitores de hoje têm que ter consciência da produção delas. Essas escritoras produziram muito, mas foram silenciadas por sua condição de serem mulheres negras”, comenta.

Durante o evento, uma edição especial do Jornal da Universidade sobre escritores circulou na Feira do Livro. Nela, apresenta-se com profundidade a portuguesa Florbela Espanca, a maranhense Maria Firmina dos Reis e o inglês William Shakespeare. Para acompanhar as reportagens, há fotografias de obras de arte inéditas feitas pelos artistas Adauany Zimovki, Ana Paula Pollock e Luan Dresch e inspiradas nas vidas e obras dos autores.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000