Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Liberado o Prédio de Salas de Aula do Campus Centro

Liberado o Prédio de Salas de Aula do Campus Centro

Turmas com aulas fora dos espaços da UFRGS serão realocadas nos próximos dias
10/08/2018 14:43

A Justiça Federal retirou, na manhã desta sexta-feira, dia 10 de agosto, a interdição do Prédio de Sala de Aulas (11.209) do Campus Centro. Com a solução das pendências apontadas pelo Ministério Público Federal (MPF), solicitante da interdição, o prédio foi liberado e já pode ser utilizado pela Universidade. Desse modo, as turmas que estão fora dos espaços da UFRGS, no Colégio Estadual Júlio de Castilhos, serão realocadas nos próximos dias. Os alunos devem, portanto, aguardar a lista de redistribuição de salas e a data de início das atividades em novo local, o que será divulgado em breve.

A interdição do Prédio de Salas de Aula ocorreu em 2014, com base em questionamentos do MPF, como ausência de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI), falta de alguns elementos de segurança, problemas na estrutura da escada de incêndio, de estabilidade na escada principal e no funcionamento da rede elétrica.

Após a interdição, a Superintendência de Infraestrutura (SUINFRA) contratou uma empresa para corrigir as falhas e realizar as adequações necessárias. Foram recuperadas e reforçadas as estruturas das escadas principal e de incêndio, implantados elementos de segurança e obtido o alvará de liberação por parte do Corpo de Bombeiros. Também foram realizadas melhorias no edifício, como instalação de sensores de fumaça e de um sistema de emergência cujo funcionamento não depende de energia elétrica.

Após a conclusão das obras, a UFRGS apresentou documentos junto à Justiça Federal solicitando a liberação do prédio. Na última terça-feira, dia 7 de agosto, o MPF visitou o edifício e redigiu um parecer favorável à desinterdição, o que foi deferido pela Justiça Federal. Dessa forma, a Universidade reitera o compromisso com a segurança da comunidade universitária e com a ampliação da disponibilidade de salas de aula no campus, com o Prédio atendendo aos requisitos estruturais e de segurança, estando dentro dos padrões de funcionamento.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000