Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Líder budista, Monja Coen realiza palestra no Salão de Atos da UFRGS em outubro

Líder budista, Monja Coen realiza palestra no Salão de Atos da UFRGS em outubro

Atividade faz parte de uma série de encontros com grandes personalidades brasileiras promovida em parceria com o Sesc-RS
12/09/2019 10:28

Em 06 de outubro, o Salão de Atos da UFRGS recebe palestra da Monja Coen Rōshi (Cláudia Dias Baptista de Souza, nome de nascimento), fundadora da comunidade Budista Zen do Brasil. A atividade faz parte de uma série de encontros com grandes personalidades brasileiras, promovida pelo projeto Conexão de Ideias do Sesc-RS, dos quais já participaram Bernardinho e Amyr Klink. A parceria entre o Sesc e o Departamento de Difusão Cultural oferece 800 ingressos à comunidade universitária da UFRGS (alunos, docentes e técnicos administrativos), disponíveis para retirada a partir do dia 23 de setembro no Centro Cultural da UFRGS. A iniciativa celebra os 20 anos do Salão de Extensão da Universidade.

Nascida na cidade de São Paulo em 1947, a missionária foi ordenada monja em 1983 no Zen Center of Los Angeles, período em que viveu nos Estados Unidos e trabalhou no Banco do Brasil local. No mesmo ano, emigrou para o Japão. Em terras asiáticas, estudou no Mosteiro Feminino de Nagoya – Aichi Senmon Nisodo e Toku Betsu Nisodo, onde residiu por oito anos, tendo se graduado como monja especial (Tokuso), habilitada a ser professora do Darma Budista de monges, monjas, leigos e leigas.

Desde que retornou ao Brasil, em 1995, a Monja Coen tem sido convidada a dar palestras para empresas, bancos, escolas, hospitais, universidades e órgãos públicos, incluindo assessores técnicos da Presidência em 2013. Jornalista de formação, a monja atualmente orienta diversos grupos e participa de atividades que promovem o princípio da não violência e da cultura de paz.

Monja Coen Rōshi é autora dos livros Viva Zen, Sempre Zen, Palavras do Darma, A Sabedoria da Transformação, 108 Contos e Parábolas Orientais, O Monge e o Touro, O Sofrimento é Opcional, Zen para Distraídos, O Inferno Somos Nós (com Leandro Karnal) e A Monja e o Professor (com Clóvis de Barros Filho). Já ordenou mais de trinta monásticos e mais de 250 pessoas laicas, entre homens e mulheres.

Antes de dedicar sua vida à religiosidade, atuou como repórter no Jornal da Tarde (antigo periódico pertencente ao grupo Estadão). Hoje em dia, a líder budista reside no templo Tenzui Zenji, em São Paulo, onde é presidenta do Conselho Religioso da Comunidade Zen Budista Zen do Brasil e do ViaZen/VilaZen do Rio Grande do Sul.

Conexão de Ideias 2019 – O projeto prevê a realização de 40 palestras em 39 diferentes cidades do Rio Grande do Sul. Além disso, visa potencializar as ações de educação e promover a conexão de diferentes saberes com temas sobre educação, sustentabilidade, bem-estar, criatividade, inovação e superação. A iniciativa conta com a parceria de sindicatos empresariais locais, sendo levados a todas as regiões do RS momentos de reflexão. A parceria do Sesc-RS com o DDC-UFRGS trouxe ao longo deste ano nomes como Amyr Klink e Bernardinho para palestrarem no Salão de Atos da UFRGS.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000