Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Luis Fernando Verissimo recebe Prêmio Centro Cultural da UFRGS

Luis Fernando Verissimo recebe Prêmio Centro Cultural da UFRGS

Cronista é o primeiro agraciado com distinção da Universidade destinada a personalidades que se destacam pelo fazer artístico
13/11/2019 15:36

Galeria de imagens

“Para que não me tachem de lacônico, vou tentar falar um pouco mais. Só posso agradecer a todos, sem citar nomes para não esquecer de ninguém. Obrigado a todos!”. Com essas palavras, Luis Fernando Verissimo agradeceu o público que lotou o Auditório Ipê e o Espaço Figueira do Centro Cultural para prestar um justo tributo a um dos maiores cronistas da história do país, com uma produção que envolveu ensaios, dramaturgia, música, charges, etc. Luis Fernando recebeu na noite desta terça, 12 de novembro, o 1º Prêmio Centro Cultural da UFRGS das mãos da vice-reitora, Jane Tutikian.

A celebração teve a participação de diversos artistas e convidados. Ras Vicente, ao piano, e o trompetista Luiz Fernando Rocha tocaram diversas composições no estilo preferido de Verissimo: o jazz. Rocha, inclusive, era uma figura conhecida na vida artística do escritor: foi membro do grupo Jazz 6, do qual Luis Fernando fez parte durante muitos anos com o seu sax alto.

Ao fim da performance da talentosa dupla, que emocionou o público, a cerimônia continuou no Auditório Ipê, onde o flautista Pedrinho Figueiredo convidou com um solo de sax soprano os presentes a entrarem no local. Já perfilados nos bancos de madeira dispostos no palco do auditório, os atores Anderson Vieira, Mirna Spritzer e Ilana Kaplan, ao lado do cineasta Jorge Furtado, leram diversos textos escritos por Luis Fernando Verissimo e escolhidos pelo professor Giba Assis Brasil.

Em meio aos risos provocados pela dupla Ilana e Anderson na leitura do diálogo da crônica O Lixo, Mirna preparava-se para ler outro famoso texto de Verissimo: O Ovo. A comparação entre sexo e a delícia que é molhar o arroz com a gema do ovo frito, após comer toda a clara para deixar o melhor para o final, arrancou gargalhadas e levou o homenageado  a abrir um discreto sorriso. Os textos selecionados abrangiam a maior parte da carreira do escritor, de 1973 a 2019. A crônica intitulada Simples e um texto sobre a ditadura militar brasileira também foram lidos e proporcionaram ao público momentos inesquecíveis. Todos puderam lembrar de suas primeiras conexões com a obra de Luis Fernando Verissimo.

A noite de homenagens encerrou com a entrega da escultura feita pelo artista visual Mauro Fuke, encomendada especialmente para a ocasião.  O trabalho, confeccionado em madeira, foi baseado nas espécies florestais que nomeiam as salas do Centro Cultural. O Prêmio Centro Cultural da UFRGS foi entregue pela vice-reitora e levantado ao público para ser mostrado pelo filho de Luis Fernando, Pedro Verissimo. Em sua fala, a vice-reitora Jane Tutikian ressaltou a honra de estar concedendo o 1º. Prêmio Centro Cultural da UFRGS a um dos maiores escritores do país. Ela lembrou que a vocação do autor para a crônica do dia a dia já despontava na adolescência quando, ao lado da irmã Clarissa, Luis Fernando criou um inusitado jornal que circulava no ambiente familiar dos Verissimo.

Sobre o Prêmio Centro Cultural da UFRGS

Criado em 2019 sob a administração da diretora do Centro Cultural, Claudia Boettcher, o Prêmio Centro Cultural busca agraciar personalidades que se distinguam pelo fazer artístico de forma geral, especialmente levando em conta a difusão e a promoção da arte e da cultura no país. É um prêmio que busca trazer ao ambiente universitário a justa homenagem a pessoas que contribuíram com a sociedade de maneira única, alcançando públicos dos mais diversos, como é o caso dos agentes ligados à cultura. O prêmio-escultura tem como base a madeira e faz alusão às espécies de árvores nativas do Brasil cujos nomes designam todas as salas do Centro Cultural da UFRGS.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000