Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Marinha agradece à UFRGS por parceria em projeto de pesquisa sobre praticagem

Marinha agradece à UFRGS por parceria em projeto de pesquisa sobre praticagem

Em conjunto, instituições elaboraram estudos sobre a metodologia de precificação dos serviços
05/03/2018 12:23

Galeria de imagens

Em visita à UFRGS na manhã desta segunda-feira, 5, o vice-almirante da Marinha do Brasil Wilson Lima Filho, diretor de Portos e Costas, reconheceu o empenho da Universidade nos trabalhos da Comissão Nacional para Assuntos de Praticagem, em vias de conclusão. Lima Filho foi recebido pelo reitor Rui Vicente Oppermann, no Salão Nobre do Gabinete, oportunidade em que destacou a importância da UFRGS na parceria com a instituição. A marinha buscou o apoio da Universidade com a finalidade de obter suporte técnico para o desenvolvimento de uma metodologia que possibilitasse a precificação dos serviços de praticagem. A partir de estudos científicos, então, a UFRGS pôde oferecer subsídios à Comissão Nacional para Assuntos de Praticagem, que foi criada para elaborar propostas sobre regulação de preços, abrangência das zonas e medidas de aperfeiçoamento relativas ao serviço.

A praticagem é a atividade de condução de embarcações durante as manobras de atracação e desatracação nos portos e durante a travessia de áreas que apresentam restrições à navegação ou que sejam sensíveis para o meio ambiente. É realizada em trechos da costa, baías, portos, estuários de rios, lagos, terminais e canais onde há tráfego de navios. Sua finalidade é garantir a segurança da navegação, a preservação do meio ambiente e das instalações e acessos portuários, e maximizar a eficiência do tráfego de embarcações nos portos.

Também participaram do encontro a vice-diretora da Escola de Engenharia, Carla Ten Caten, e os professores Luiz Afonso Senna e Francisco José Kliemann Neto, coordenadores do projeto no âmbito da UFRGS. Estiveram presentes ainda representantes do Ministério da Defesa, do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, da Secretaria Nacional de Portos, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários e pesquisadores da UFRGS integrantes do projeto.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000