Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias MEC apresenta aos reitores nova proposta do programa Future-se

MEC apresenta aos reitores nova proposta do programa Future-se

18/10/2019 11:51

O Ministério da Educação (MEC) apresentou uma proposta de nova versão do programa Future-se nesta quarta-feira, 16, durante a 129ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília. A nova proposta vai ser submetida à consulta pública nos próximos dias, antes de ser encaminhada ao Congresso Nacional.

De acordo com o reitor Rui Vicente Oppermann, o novo texto contém várias modificações em relação ao anterior, rejeitado pela imensa maioria das universidades federais. Oppermann adianta que a versão apresentada no dia 16 mantém propostas para a pesquisa, inovação, empreendedorismo e internacionalização. Segundo ele, “será necessário fazer uma análise cuidadosa do que está sendo proposto agora e do que as universidades, no seu conjunto representadas pela Andifes, podem e devem propor para o desenvolvimento sustentável e socialmente referenciado para o nosso país”. O reitor acrescentou ainda que a tramitação do projeto no Congresso Nacional será uma oportunidade democrática para que as universidades proponham alternativas e encaminhem soluções em relação a temas como autonomia, financiamento público para a educação superior, assistência estudantil, gestão dos recursos captados, interações com instituições públicas e privadas e internacionalização.

Na UFRGS, o assunto já está na pauta da próxima reunião do Conselho Universitário na sexta-feira, 25 de outubro, quando será discutida a proposta de avaliação do anteprojeto apresentado pelo MEC.

Mais informações em: MEC apresenta nova minuta do Programa Future-se à Andifes

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000