Ir para o conteúdo Ir para a navegação

Você está aqui: Página Inicial Notícias Mestranda da UFRGS conquista Prêmio José Mauro Volkmer de Castilho

Mestranda da UFRGS conquista Prêmio José Mauro Volkmer de Castilho

O artigo ‘Characterization of Anxiety, Depression, and their Comorbidity from Texts of Social Networks’ de Vanessa Borba de Souza foi o melhor do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados 2020 (SBBD)
14/10/2020 09:34

O artigo ‘Characterization of Anxiety, Depression, and their Comorbidity from Texts of Social Networks’, da mestranda do Programa de Pós-Graduação em Computação (PPGC/UFRGS) Vanessa Borba de Souza, conquistou o Prêmio José Mauro Volkmer de Castilho como melhor artigo do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados 2020 (SBBD). A orientação é da professora Karin Becker em colaboração com o professor Jéferson Nobre, ambos vinculados ao Instituto de Informática (INF/UFRGS).

A pesquisa visa encontrar padrões em como as pessoas se expressam em redes sociais quando enfrentam condições de ansiedade ou depressão. Os dados são extraídos de uma rede social e foram eliminadas todas expressões óbvias, como “estou deprimido” ou “estou ansioso”. Isto torna a busca de padrões muito complexa, em particular, em relação à comorbidade. Assim, os pesquisadores combinaram técnicas de aprendizado profundo com premissas distintas, como redes convolucionais e recorrentes, e adotaram a ideia de um comitê de classificadores especializados em identificar e diferenciar estas condições.

Segundo dados da OMS, os casos de depressão subiram cerca de 20% na última década, o que torna a doença mais incapacitante do mundo. Sua identificação precoce permite delinear tratamentos adequados ou mecanismos de apoio. Tentar identificar condições mais leves e sua relação com a evolução em quadros depressivos é uma forma de reduzir o risco de suicídio e automutilação.

Para a professora Karin, o prêmio reconhece os anos de dedicação à pesquisa em dados. “Também queremos usar estes métodos para ganhar insights sobre cada condição mental e sua comorbidade, a partir da interpretação dos padrões encontrados”, diz.

O prêmio é concedido desde 1998 e leva o nome do professor do INF José Mauro Volkmer de Castilho, um dos pesquisadores pioneiros na área de Banco de Dados no país.

Confira o artigo completo em https://sbbd.org.br/2020/wp-content/uploads/sites/13/2020/09/Characterizing-Anxiety-ST7.pdf.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Av. Paulo Gama, 110 - Bairro Farroupilha - Porto Alegre - Rio Grande do Sul
CEP: 90040-060 - Fone: +55 51 33086000